Pesquisa YouGov aponta, no entanto, que 21% dos consumidores são mais propensos a comprar produtos e serviços de empresas que utilizam inteligência artificial
Em uma nova pesquisa da YouGov, consumidores de 17 mercados internacionais foram questionados sobre como o uso de IA por uma empresa em seus produtos ou serviços afetaria sua decisão de comprar. Em média, 21% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar, 41% afirmam que não faria diferença e outros 21% apontam que seriam menos propensos a comprar.
Na região da Ásia-Pacífico e nos Emirados Árabes Unidos, as opiniões variam muito. A Índia se destaca com 52% dos consumidores mais propensos a comprar de uma empresa que usa IA, o mais alto entre todos os mercados. Emirados Árabes Unidos e Hong Kong seguem, com 48% e 44%, respectivamente, mais probabilidade de comprar. A Indonésia tem 35%, enquanto a Austrália tem 25% dos consumidores com o mesmo sentimento.
Na Europa e na América, muitos consumidores são cautelosos em relação à IA. Os consumidores britânicos e suecos são menos propensos a comprar de empresas que usam IA (32%, respectivamente). A Alemanha e o Canadá têm 25%, enquanto a França e a Dinamarca têm 24% menos probabilidade de comprar de uma empresa integrada à IA. Na Itália e na Polônia, 18% e 19% são menos prováveis, respectivamente.
Na América do Norte, as opiniões novamente se inclinam para o ceticismo. No Canadá, 25% são menos propensos a comprar de uma empresa integrada à IA. Os EUA mostram o menor interesse, com 36% menos probabilidade de comprar. Isso indica uma forte relutância em relação à IA nesses mercados.
Metodologia
Os dados são baseados em pesquisas com adultos com 18+ anos em 17 mercados, com tamanhos de amostra variando entre 505 e 2001 para cada mercado. Todas as pesquisas foram realizadas on-line em julho de 2024. Os dados de cada mercado usam uma amostra nacionalmente representativa, exceto México e Índia, que usam amostras representativas urbanas, e Indonésia e Hong Kong, que usam amostras representativas on-line.