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Vendas dos supermercados caem 0,49%



As vendas reais do setor supermercadista em abril de 2010 caíram 0,49% em relação a abril de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com março deste ano, houve uma queda real de 3,83%. No acumulado do primeiro quadrimestre, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 6,18%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE. Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 4,75% em abril em relação a abril de 2009 e queda de 3,28% sobre março deste ano. O acumulado nominal, no quadrimestre, chega a 11,44%, na comparação ao mesmo período do ano passado.

 

“Neste ano, o impacto das vendas da Páscoa acabou sendo diluído entre os meses de março e abril. Isso explica a queda nas vendas de abril em relação a março, que também contou com um dia a mais. Esperamos manter no restante do ano um patamar de vendas alto, próximo a 8%, por causa da recuperação da economia e também por conta da Copa do Mundo, que deve alavancar as vendas de televisores, bebidas e petiscos”, avalia Tiarajú Pires, superintendente da Abras.

 

Em abril, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 1,76%, em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2009, o AbrasMercado apresentou crescimento de 7,94%, passando de R$ 258,78 para R$ 279,32. Os produtos com as maiores altas em abril, na comparação com março, foram: batata, com 32,44%; feijão, com 20,19%; e cebola, com 7,41%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: desinfetante, com 3,65%; sabão em pó, com 3,27%; e tomate, com 3,24%.

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