Vendas dos supermercados crescem em julho



As vendas reais do setor supermercadista em julho de 2010 aumentaram 3,47% em relação a julho de 2009, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com junho deste ano, houve crescimento real de 4,20%. No acumulado dos sete meses de 2010, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 5,26%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 8,23% em julho em relação a julho de 2009 e alta de 4,21% sobre junho deste ano. O acumulado nominal, até julho de 2010, chega a 10,44%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “Continuamos a apresentar um forte aumento nas vendas em volume. No entanto, como mostra o AbrasMercado, os preços, principalmente de alimentos, apresentaram forte recuo nos últimos meses. Isso acaba por impactar o faturamento do setor. Por isso, nosso acumulado se estabilizou em cerca de 5,50%”, explica o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vendas dos supermercados crescem em julho



As vendas do setor supermercadista em julho cresceram 5,7%, em relação ao mês enterior, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação ao mesmo mês de 2008, houve alta de 6,7%. No acumulado dos primeiros sete meses de 2009, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado chega a 5,47%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 11,46%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e alta de 5,92% sobre o mês anterior. No acumulado dos sete primeiros meses, a alta é de 11,10%. “O primeiro mês após a revisão da previsão de crescimento para 2009 confirma a tendência de bom desempenho do setor supermercadista. A alta real de 6,66% é um bom número e reflete que o brasileiro manteve a prioridade na compra de alimentos”, avalia Sussumu Honda, presidente da Abras.

 

Em julho, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 0,93%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com julho de 2008, o AbrasMercado apresentou alta de 4,44%, passando de R$ 256,62 para R$ 268,02. Os produtos com as maiores altas foram: carne dianteiro, com 8,02%; queijo mussarela, com 5,68%; e feijão, com 4,75%. Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -12,85%; tomate, com -8,99%; e arroz, com -4,53%. “Nesse mês, o AbrasMercado apontou uma leve alta nos preço, acima do IPCA. Com isso, o acumulado do ano já alcança o do IPCA”, afirma Honda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima