Vendas no comércio caem em março

O número de consultas ao banco de dados do SPC Brasil, que reflete o nível de atividade no comércio para compras parceladas, recuou 4,83%, em relação ao ano passado. Este é o pior resultado já registrado desde janeiro de 2012, início da série histórica do SPC Brasil. Para os líderes da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o resultado representa a tendência de desaquecimento da atividade varejista, observada a partir de março de 2013, influenciada principalmente pela escalada dos juros, inflação alta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador brasileiro.
Em relação ao mês de fevereiro, as vendas a prazo subiram 4,18%. Apesar da variação positiva, este foi o menor crescimento para o mês já registrado na base de dados do SPC Brasil desde 2012. Este resultado já era parcialmente aguardado pelos comerciantes brasileiros que, por conta do feriado de carnaval, sentiram diminuir o fluxo de consumidores nas lojas nas primeiras semanas de março. “É um desempenho natural, tendo em vista que este ano o feriado caiu em março, e não em fevereiro, como aconteceu em 2013. O carnaval paralisa praticamente o comércio em todo país, além de movimentar apenas segmentos específicos. Mas mesmo descontando esse efeito do carnaval, foi um trimestre fraco de vendas.”, explica Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima