Diogo Suguimoto, Vinicius Romani, Daniel Paredes e Lucas Navarro, fundadores da Já Vendeu

Via investe em economia circular via startup

Programa de aceleração de startups Retail Scale é um dos reflexos da forte transformação digital por que passa o varejo

A Via anunciou investimento na Já Vendeu, startup especializada em compra e venda de produtos usados. A iniciativa faz parte do programa de aceleração em startups do varejo, o Retail Scale, criado pela Darwin Startups e Distrito em parceria com a Cia. Hering e a própria Via. “O investimento em startups voltadas para o varejo é um dos reflexos da acelerada transformação digital que o setor está vivendo, resultado do impacto provocado principalmente pela pandemia, que colocou as retailtechs em evidência no mercado”, explicou Helisson Lemos, Chief Innovation Officer e Marketplace na Via.

Além da Já Vendeu, o Retail Scale selecionou outros quatro negócios para serem acelerados: Idid Tecnologia, solução de pagamentos para e-commerce; Yapoli, solução para distribuição de ativos digitais; Hubii, marketplace-enabler; Manfing, desenvolvedora de Inteligência Artificial para o varejo; e Me Veste Brasil, focada em moda circular. Juntas, as empresas receberam R$1,5 milhão de investimento. O processo começou em maio de 2021, com mais de 200 inscritas, e passou por quatro etapas de seleção.

De acordo com o Inside Retailtech Report, realizado pelo Distrito, as startups de varejo receberam mais de US$ 2,5 B de investimentos em 2021 – 263% de incremento na comparação com o ano anterior. O programa de aceleração, além do investimento, oferece para as startups a metodologia de aceleração Darwin focada em vendas, gestão de pessoas e governança voltadas ao desenvolvimento do negócio e todo aporte de ecossistema e as ferramentas de inovação aberta da plataforma do Distrito. Tudo isso unido a parceiros corporativos de referência do segmento, que apoiam as startups e geram conexões e oportunidades de mercado. O Retail Scale contou com o apoio da Cia Hering e a Via, dona da Casas Bahia e Ponto, que investiu em cinco empresas.

“Acreditamos que este programa enriquece o processo da Via. Além dos resultados perseguidos pelos cinco projetos de viabilidade testados com as startups escolhidas, existe a possibilidade de êxito delas como investimentos de perfil venture. A aplicação dos aprendizados vai muito além da aceleração, é transformacional”, afirmou Helisson.

Alavancar e acelerar objetivos
Para João Luiz Evangelista Barbosa, Strategic Planning and Open Innovation na Cia. Hering “essa imersão dos gestores com startups e com esse ambiente facilita conversas internas de POCs, MVPs, sprints de testes, e todos esses conceitos que antes eram desconhecidos para muitos internamente. Outro impacto positivo é a interação com startups que apresentam potencial de alavancar e acelerar os objetivos da companhia com produtos e processos que não estavam no plano estratégico prévio ao programa”.

Enquanto Lucas Navarro, CEO da Já Vendeu, afirma que essa é uma oportunidade única. “Ser escolhido pelo Retail Scale é mais uma confirmação do potencial do nosso negócio. Com isso, estamos dando mais um passo na evolução da Já Vendeu. O programa oferece inúmeras possibilidades. Será um grande impulsionador para o crescimento das empresas participantes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima