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Wake Summit 2024 debate jornada do cliente de ponta a ponta

A segunda edição do evento da Wake reuniu líderes do mercado para debater as principais soluções do varejo, dados, inteligência artificial e marketing de influência

Sob o mote “Tecnologia. Experiências. Performance”, o Wake Summit 2024, segunda edição do evento da Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, reuniu líderes do mercado e especialistas do varejo, marketing, CRM e e-commerce para debater as principais tendências e os próximos passos do varejo do futuro. Realizado na Arca, em São Paulo, o Wake Summit contou com uma mandala de produtos, apresentando simulações de soluções das três verticais da Wake, dentre elas o checkout headless, fulfillment e de vendas digitais, retail media, inteligência artificial e análise inteligente de creators.

Alessandro Gil, VP da Wake, abriu o evento destacando a crescente complexidade da jornada de compra, onde é cada vez mais difícil identificar seu início e fim. Ele ressaltou que, “para lidar com esse cenário, é essencial imergir o consumidor em um processo personalizado, no qual o unified commerce integra todos os pontos de contato — desde redes sociais até marketplaces — oferecendo uma experiência contínua e fluida”.

Omnicanalidade e Real Unified Commerce

O Wake Summit 2024 abordou também a importância da omnicanalidade para o futuro do varejo, mostrando como a integração entre lojas físicas e canais digitais é crucial para atender às novas expectativas dos consumidores. Tiago Girelli, diretor de commerce da Wake, enfatizou o papel crescente da inteligência artificial na personalização de experiências e na otimização da jornada de compra. Além disso, destacou como tecnologias como o headless commerce estão revolucionando a flexibilidade e eficiência das operações de e-commerce, potencializando a performance e a agilidade nas vendas.

Já no painel sobre Real Unified Commerce, Alessandro Gil, VP da Wake, e os convidados Brunno Saura, head of enterprise sales da Paypal Brasil; Regina Santangelo, diretora de tecnologia Inbrands; Ricardo Onofre, Cofounder e CoCEO da Social Digital Commerce e Guilherme Farinelli, CMSO da Aramis Inc, destacaram como a integração de dados e operações em todos os pontos de contato é essencial para entregar uma experiência fluida ao cliente. A proposta é unir canais físicos e digitais, criando uma jornada de consumo única e consistente.

“Na Inbrands, estamos focados em aculturar nossos vendedores para trazer a omnicanalidade para o ponto de venda, incentivando-os por meio de campanhas internas. Embora seja um desafio lidar com questões de comissões e ajustes nos ERPs, conseguimos avançar bastante. Hoje, o time está mais maduro e engajado nesse processo”, contou Regina Santangelo, executiva de tecnologia e operações na Inbrands.

A conversa abordou ainda a importância da tecnologia como aliada para superar desafios e transformar a agilidade operacional em vantagem competitiva, principalmente para marcas que buscam maior eficiência em um mercado cada vez mais omnicanal.

Creators economy

A Wake Creators também esteve presente no evento, o primeiro painel sobre marketing de influência destacou como os criadores de conteúdo estão transformando as campanhas ao se conectarem de forma autêntica com suas comunidades. Julia Affonseca, diretora de negócios e operações da Wake Creators, explicou que a confiança dos consumidores em influenciadores supera a confiança em marcas tradicionais, levando a decisões de compra mais rápidas e seguras. “Além disso, a inteligência artificial está revolucionando o setor, permitindo que influenciadores usem dados para criar conteúdos cada vez mais personalizados e de maior impacto, otimizando campanhas e engajamento com suas audiências”.

Na tarde do Wake Summit, a influenciadora Flávia Pavanelli destacou que o maior desafio é equilibrar a criatividade do influenciador com os objetivos da marca. “Hoje, vejo que o ideal é construir uma trajetória de longo prazo com o influenciador, para contar uma história juntos. Assim, tudo fica mais orgânico, mesmo com briefings específicos. Isso facilita muito o processo. Por isso, tento manter relacionamentos mais duradouros com as empresas, evitando ações pontuais. Claro, elas existem, tudo depende da estratégia, mas, pensando no longo prazo, é essa troca que busco manter.”

Já para Igor Figueiredo, da Shell Select, “as melhores soluções são cocriadas. Promover autenticidade nos influenciadores, gera influência e não audiência.” Os palestrantes também ressaltaram a importância da frequência e da continuidade na relação entre marca e criador para maximizar os resultados.Para finalizar o evento, a medalhista olímpica Jade Barbosa, e Luisa Parente, finalista olímpica e consultora em esporte e saúde, conversaram com o Alessandro Gil no painel “Conquistas Olímpicas: performance aliada à dedicação”, contando sobre suas histórias no esporte de alto rendimento, superação, disciplina e resultados.

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