Pesquisa realizada ao longo do segundo trimestre deste ano pela Kantar, consultoria de dados e insights, 47% do volume comprado através do Whatsapp foram feitos por pessoas da classe C. Além disso, a plataforma ganhou força entre os consumidores mais velhos, já que 33% das pessoas que o usaram em suas jornadas de compra têm mais de 50 anos. Analisando as informações, a consultoria entende que essas mudanças se inserem nas consequências do isolamento social e de outros fatores no período pandêmico e que influenciaram diretamente a dinâmica de consumo dos brasileiros, recorrendo muito mais ao ambiente on-line para fazer compras.
De acordo com nota da Kantar, o aplicativo de mensagens se destacou diante de outros meios de comércio eletrônico em compras urgentes e não planejadas. As categorias mais procuradas por meio dela foram água mineral, refrigerantes, sabonetes, biscoitos e massa tradicional.
O levantamento também ressaltou outras tendências importantes relacionadas à jornada de compra do público brasileiro. Canais com menos repasses de preço, por exemplo, passaram a atrair mais compradores, levando também a uma maior procura de marcas mais baratas – com destaque para o Pequeno Varejo de Autosserviços, o mais relevante durante o trimestre. Além disso, o cenário de pressão inflacionária, associado à deterioração da renda, aumento do endividamento das famílias e à persistência de patamares elevados de desemprego, desacelerou as compras de abastecimento, dando espaço a compras menores com tíquetes intermediários e diminuição do número de categorias no carrinho de compra.