Mariana Mantovani

Compras 6.0: agentes autônomos de IA ditam tendências do novo consumo digital

Os assistentes do consumo 6.0 conseguem detectar padrões de uso, antecipar necessidades e efetuar compras sem que a gente precise emitir comandos diretos

Autora: Mariana Mantovani

Assim como todos os setores econômicos e sociais que nos envolvem, o consumo foi um dos mais afetados pelas velozes transformações que temos vivido. São incontáveis tecnologias, recursos e inovações que influenciam diretamente nosso modo de pensar, tomar decisões e, claro, comprar.

Há alguns anos o desafio era conectar lojas físicas ao ambiente online. Depois chegamos à era do mobile commerce, social commerce, omnichannel e, por fim, da hiperpersonalização da era das Compras 5.0. Agora, porém, subimos a regra e vemos surgir um novo paradigma: as Compras 6.0. Em linhas gerais, trata-se de um conceito marcado pela atuação de agentes autônomos de Inteligência Artificial que são capazes de tomar decisões de compra em nosso nome.

Calma! Não é preciso preocupação elevada e nem tão pouco desespero. O Compras 6.0 apenas traz à tona um novo cotidiano onde as decisões são delegadas a sistemas inteligentes. Ou seja, agora temos recursos que são capazes de interpretar nossas preferências, contexto, histórico e até mesmo nossas emoções para executar transações com mínima ou nenhuma intervenção humana. 

Vou dar exemplos para ficar mais tangível. Imagine não precisar mais se preocupar com a compra daquele seu café gourmet preferido, com o shampoo que está acabando ou até mesmo com a escolha do presente ideal para a festa de aniversário da sua mãe?!

Agora, por meio desses assistentes autônomos de IA já é possível delegar essas atividades com confiança e fazer um melhor uso do tempo “livre”. Os assistentes do Consumo 6.0 conseguem detectar padrões de uso, antecipar necessidades e efetuar compras sem que a gente precise emitir comandos diretos.

Pense nesses novos agentes como a sua mais nova “secretária pessoal de consumo”. Ela consegue operar por meio de múltiplas fontes de dados, como hábitos de consumo, padrões de navegação, calendários pessoais, localização, clima e até métricas fisiológicas, com dispositivos conectados. Essas ‘secretárias’ passam a ser proativas e preditivas, antecipando suas necessidades e ajudando na tomada de decisões no dia a dia, otimizando tempo, escolhas e até custos.

Por fim, é inegável que a nova era do consumo é marcada por decisões automatizadas, experiências hiperpersonalizadas e uma reconfiguração completa da jornada do cliente. Pense nisso e acompanhe as novidades que ainda estão por vir.

Mariana Mantovani é especialista em marketplace e e-commerce.

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