Pesquisa do Instituto Locomotiva e Abrasel mostra que consumidores e restaurantes se sentem presos às plataformas dominantes
A chegada de um novo aplicativo de delivery de foodservice em São Paulo foi acompanhada do lançamento de uma pesquisa do Instituto Locomotiva e Abrasel, mostrando que os consumidores e restaurantes se sentem presos às plataformas dominantes. A comodidade de pedir comida pronta e outros produtos a qualquer hora é o que faz 91% dos consumidores considerarem o delivery uma ajuda importante na rotina do dia a dia, segundo a pesquisa. Mas essa relação comercial fica abalada devido ao alto custo. Para 74% dos consumidores, os estabelecimentos cobram mais pelos mesmos produtos nos aplicativos de delivery do que no balcão.
A situação para os comerciantes que usam delivery de comida só melhora em outro ponto da pesquisa, em que 68% dos consumidores afirmaram desconhecer que os restaurantes pagam taxas de 12% a 27% aos aplicativos e que isso é repassado no custo. Outros resultados relevantes apontam que 63% já deixaram de pedir delivery por causa do preço; 94% dos consumidores e 81% dos restaurantes acreditam que, sem as taxas dos aplicativos, os restaurantes poderiam oferecer pratos mais baratos no delivery; 85% dos restaurantes investiriam o valor economizado em melhorias no estabelecimento e 82% em contratação de funcionários; e 92% dos consumidores passariam a pedir mais se houvesse um aplicativo sem cobrança de taxas para os restaurantes.
“O delivery se tornou essencial na vida dos brasileiros, mas ainda pode chegar mais longe e a mais pessoas. Nossa pesquisa mostra que há demanda por opções mais acessíveis para os consumidores e sustentáveis para os restaurantes. Qualquer modelo capaz de oferecer esse equilíbrio tem potencial para conquistar o público brasileiro e tornar o serviço ainda mais democrático”, afirmou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.