Janaina Antoniassi, superintendente executiva de soluções de crédito no Bradesco

Bradesco é reconhecido por solução de crédito on-line

Banco usa plataforma Fico para entregar soluções de crédito em tempo real e aumentar em mais de 60% as transações digitais

O Bradesco foi um dos vencedores do Fico Decisions Awards 2022, como um dos usuários que melhor se utiliza da plataforma de inteligência. O banco tem empregado as facilidades da tecnologia para criar uma solução de crédito on-line, em tempo real. Conhecida como Brain, Bradesco Inteligência de Negócios, a solução reduziu o tempo para validação de projetos e incluiu mais clientes no universo digital – o que aumentou as transações em tempo real em mais de 60% durante o período de lockdown gerado pela Covid-19.

“O Bradesco tem a premissa de oferecer crédito como um serviço. Sabíamos que poderíamos ser disruptivos no cenário de crédito brasileiro se aplicássemos tecnologia de ponta para gerenciar produtos, preços e limites de forma transparente e em tempo real. Ao usar a tecnologia Fico para automatizar o ciclo de crédito, criamos uma experiência nova e positiva para nossos clientes e, como resultado, observamos um crescimento significativo em nossos negócios”, explicou Janaina Antoniassi, superintendente executiva de soluções de crédito no Bradesco.

Segundo a executiva, antes da implementação do Brain, a liberação de uma linha de crédito ao cliente pessoa física, ou mesmo para PMEs, podia levar até seis meses, isso devido à alta latência do sistema de decisão anterior do Bradesco. Agora, assegurou ela, em apenas dois dias, os clientes podem ter suas linhas de crédito liberadas. A agilidade no processo de aprovação e liberação de crédito aumentou em cerca de 15% o número de usuários de crédito. “O principal desafio na implementação do Brain foi definir uma abordagem arquitetônica que convergisse com os objetivos de nossa empresa para, em seguida, reunir os 16 departamentos envolvidos no processo de entrega”.

O Brain foi desenvolvido no terceiro trimestre de 2019, com o objetivo de conectar a estrutura multidisciplinar de colaboradores envolvidos com o projeto – cerca de 800 pessoas -, cerca de 28 fornecedores e empresas de consultoria, além de promover a transformação digital que a instituição estava buscando. E no centro da solução Brain está a Plataforma Fico, que traz consigo a habilidade de trabalhar com os dados tanto em batch quanto em streaming.

A proposta da equipe de oferecer a melhor experiência digital em produtos de crédito fez com que eles se concentrassem em cinco pilares que definiram o desenvolvimento e a evolução do projeto: Na jornada do cliente houve unificação e melhoria da experiência do cliente em todos os canais; Integração de produtos que garantam aos clientes as melhores ofertas de crédito de acordo com suas necessidades; sustentação de uma base de informações em tempo real para melhorar a tomada de decisões; eficiência operacional: Faça mudanças sem impactar a estabilidade dos ambientes e operações críticas do banco; simplifique os processos de mudança; e otimização de preços e condições.

Em 2021, novos recursos foram incorporados ao Brain. Um exemplo desse avanço é quando um consumidor faz um pagamento instantâneo e não há limite suficiente em sua conta. A solução Brain checa o limite de crédito e perfil do cliente e garante o valor adicional para que a transação possa ser concluída. O banco também fez mudanças significativas na forma como os clientes podem reestruturar ou reorganizar empréstimos existentes e renegociar novos termos. “O uso da tecnologia analítica e em tempo real da FICO, permitiu ao Bradesco integrar processos, preços, jornada do cliente e linhas de crédito. O desejo de olhar para cada interação do ponto de vista do cliente é claramente uma abordagem assertiva”, afirmou Nikhil Behl, CMO da Fico.

Os resultados do Brain são promissores. Com o uso da solução, o Bradesco aumentou em 55% a entrega de crédito aos clientes; as taxas de renegociação cresceram 22%, enquanto a inadimplência caiu 41%. Os bons indicadores do uso da tecnologia renderam ao Bradesco a conquista do prêmio FICO Decisions Awards deste ano, na categoria integração e gestão de clientes. “Fiquei realmente impressionado com o uso da tecnologia de ponta a ponta oferecida nos serviços do Bradesco, além da estrutura organizacional que foi disponibilizada para executar o projeto”, reforça Sidhartha Dash, diretor de pesquisas na Chartis e um dos jurados da premiação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima