Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC

CMEC lança programa de crédito para mulheres

Objetivo apoiar as empreendedoras na hora de adquirir empréstimos

Em meio à escassez de crédito no mercado, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), anuncia o lançamento do Programa de Crédito para Mulheres que tem como objetivo apoiar as empreendedoras na hora de adquirir empréstimos.

Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista aponta que cerca de 91% dos brasileiros já tiveram crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda a sua vida financeira. Para elas, o problema, de acordo com o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME), também é grave. Outro estudo recente divulgado por esta instituição mostra que, somente no período pandêmico, 42% das empreendedoras brasileiras que solicitaram crédito tiveram seus pedidos negados.

“Não há oferta de crédito suficiente para empreendedoras. As que existem quase nunca chegam a quem necessita”, analisa Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, ao anunciar os parceiros do programa: a ACCredito, fintech de crédito da ACSP, o Banco Pérola, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Sicoob Regional e a Credisan Regional. 

Educação financeira
O escopo do Programa de Crédito prevê também ações no eixo educacional. Para isso, o CMEC firmou convênio com a Boa Vista para orientar empreendedoras por meio de cursos de educação financeira e gestão de orçamento doméstico, no formato de videoaulas, e organizados com foco em três módulos: empreendedoras, jovens e MEIs. O conteúdo ficará disponível no Profis Online, plataforma educacional do CMEC que reúne centenas de cursos gratuitos e pagos, abrangendo Atendimento e Vendas, MEI, Empreendedorismo, Marketing Digital, Construção Civil, Administração, Beleza, Gastronomia, Idiomas, Tecnologia, Turismo e Hotelaria, entre outros.

Para a presidente do CMEC, a parceria entre o conselho e Boa Vista para educar as mulheres vai contribuir também para a diminuição do endividamento e da inadimplência das empreendedoras. “Acreditamos no crédito com orientação. Desse modo é que conseguiremos garantir o desenvolvimento sustentável de cada negócio”, frisou Ana Claudia.

Por sua vez, Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista, afirmou que “como uma empresa de inteligência analítica que utiliza tecnologia de ponta para ajudar pessoas e empresas na tomada de decisões, nossa organização está sempre atenta às oportunidades e parcerias que impactam positivamente a economia do nosso país. Temos uma relação muito próxima com a Associação Comercial de São Paulo, e ajudarmos o CMEC e as mulheres empreendedoras com o nosso conhecimento em educação financeira reforça o papel social que temos em nosso propósito”.

O executivo ressalta ainda que o trabalho de educação financeira, que sempre fez parte da essência da empresa, se tornou um pilar muito importante das ações sociais e de cidadania e que faz parte também do projeto que está sendo construído de ESG.

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