Exemplo dentro de casa

Liderança, principalmente dentro de uma empresa, está associada a exemplo. Entretanto, a ideia inicial que temos desse líder-modelo é a de que ele representa a cultura da organização, reforçando e multiplicando os objetivos e princípios descritos na missão, visão e valores da companhia. Mas, para quem sabe a importância de reter talentos, o líder também pode servir de incentivo aos demais colaboradores, a fim de que estes vejam a possibilidade de crescimento dentro da empresa em que trabalham. Desta forma, o esforço da organização em reconhecer, investir e desenvolver seus funcionários torna-se referência para o crescimento desses líderes como profissionais, além de fortalecer seu reconhecimento no mercado.
Para Maria Aparecida Frezzi Vidal, gerente de Recursos Humanos da Siscom, é importante que as organizações ofereçam aos colaboradores oportunidades de crescimento e capacidade de assumir riscos. “Desta maneira, é possível obter resultados excepcionais e tornar-se referência entre as melhores empresas para os melhores profissionais”, explica. Alguns meios de auxiliar neste processo de transformação de colaborador em líder são a utilização de ferramentas de gestão de pessoas que visam o desenvolvimento do funcionário (avaliação de desempenho e aplicação de metas que auxiliará na avaliação do seu diferencial e pontos a desenvolver), resgatar os planos de sucessão na empresa, desafios, feedbacks estruturados e regulares, e a importância do valor agregado que cada profissional tem.
Os colaboradores que demonstram maior interesse ganham pontos a mais. Mas é importante que ele alinhe com o gestor, com base no seu desempenho, quais competências técnicas e comportamentais são necessárias para que possa desempenhar atividades mais complexas, assumindo, assim, mais responsabilidade. “É pouco provável que uma pessoa se torne líder sem ter um envolvimento e dedicação. Além disso, é importante identificar e preparar este profissional para novos desafios e gestão de pessoas”, pontua Maria Aparecida.
Exemplo disso é a colaboradora Cenira Maria dos Reis Saldanha, que iniciou sua trajetória na empresa a 17 anos como analista de cobrança, em Salvador, e hoje é gerente executiva, liderando uma equipe com mais de 400 funcionários, em São Paulo. “Acredito que o diferencial do sucesso de uma empresa está nas pessoas talentosas e disciplinadas que fazem parte para compor o ´time´. Este ponto deve ser mantido sempre como nosso maior ativo”, conclui a gerente de RH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exemplo dentro de casa…

Problemas com dívidas podem tirar o sono de qualquer um. Quando alguém está nessa situação, é inevitável que os problemas apareçam e acabem tomando conta tanto da vida pessoal como da vida profissional. Quando falamos do lado profissional, estar endividado muitas vezes pode reduzir a produtividade de um funcionário, e é aí que entra a preocupação da empresas. Para Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred, quando uma empresa precisa lidar com a situação de um colaborador inadimplente, o mais indicado é entender a raiz desse problema e os gestores sempre devem esclarecer para os colaboradores que esses problemas acontecem, e que a empresa está aberta para auxiliar no que for necessário. “Entendemos que em alguns casos, os colaboradores estão iniciando no mercado de trabalho e ainda não sabem lidar com as suas contas pessoais pela falta da instrução de como lidar com o seu dinheiro e os crediários no mercado de bens e serviços”, comenta.
Quando falamos de uma empresa de cobrança, então, muitas vezes a história é ainda mais delicada. Segundo Sonia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, a maior preocupação é a empresa não estar condizente com o seu foco de atuação. “É de se pensar: como um colaborador interno inadimplente terá o poder de convencimento com o seu cliente externo inadimplente a pagar suas dívidas se está com o mesmo problema?”, questiona. Segundo Verônica Rodrigues, diretora da VR Consulting, nas empresas desse setor, pelo motivo do funcionário lidar com a recuperação e negociação das dívidas de outras pessoas, as preocupações aumentam também porque existe a possibilidade deste colaborador tornar-se parcial, eventualmente identificando-se, sem necessidade, com a situação do outro.
O mais aconselhável nessa situação, de acordo com Sonia, é que o gestor imediato tenha um diálogo transparente com o funcionário inadimplente. “É preciso pontuar que toda esta fragilidade está afetando diretamente no seu trabalho e relacionamento dentro da empresa e mostrar que é possível e se faz necessário retomar o seu desenvolvimento profissional e equilíbrio emocional”, explica.
Para auxiliar, a empresa deve ainda estimulá-los para tratar do problema e buscar ajuda da área de recursos humanos, segundo Verônica. “Os responsáveis pela área devem ouvir genuinamente sobre as causas e a situação do colaborador inadimplente, informando-se e preparando uma lista de alternativas ao alcance daquele funcionário. Além de promover, periodicamente, eventos internos com palestras de especialistas, assessores financeiros sérios ou vídeos de esclarecimento sobre o tema.” De acordo com Francisco Pereira, CEO da Agyx Cobranças, o auxílio pode partir também de campanhas motivacionais e premiações por resultados. “Além disso, como a empresa tem a regra de consultar periodicamente o CPF dos funcionários, poderá incentivá-lo a negociar a redução dos valores e o pagamento em parcelas”, comenta.
E na sua opinião, como as empresas de cobrança devem auxiliar os colaboradores inadimplentes? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

Leia também as matérias exclusivas do especial:
Inadimplência pode tanto influenciar de forma positiva como negativa, segundo executivo
Dívidas de colaboradores de empresa de cobrança deve ser preocupação para área de RH
Empresas de cobrança, em especial, devem trabalhar para evitar inadimplência entre colaboradores
Empresas de cobrança devem mostrar interesse em ajudar colaboradores com dívidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima