Foco na cobrança

A grande vantagem de educar os colaboradores de uma empresa de cobrança com a educação corporativa é prepará-los para atuar de forma específica para esse mercado. Ela é um diferencial competitivo em uma empresa de cobrança, segundo Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred, pois serve como estrutura para uma aprendizagem que vai além das fronteiras do aprendizado técnico dos colaboradores. “Procuramos desenvolver dentro da nossa universidade corporativa estudos focados na nossa cultura organizacional alinhada com o cotidiano pessoal e profissional do colaborador”, explica.
O envolvimento dos gestores em todas as fases do processo de desenvolvimento corporativo é fundamental, de acordo com o Pinho. Para ele, esses profissionais são verdadeiros educadores e multiplicadores de conhecimento de suas equipes e desenvolvem nos colaboradores o sentimento da necessidade de buscar conhecimento constantemente como ferramenta de evolução. “Os gestores devem medir o resultado de cada programa de aprendizagem, acompanhando os índices de acesso ao sistema, questionários respondidos e promovendo periodicamente debates pessoais sobre alguns temas abordados em determinados estudos”, comenta.
Com o auxílio da educação corporativa, as empresas também obtém mais sucesso no que diz respeito ao alcance de metas, afinal, por meio dela, é possível intensificar a comunicação e interação, ampliação e qualificação dos relacionamentos entre os próprios colaboradores e clientes externos, como afirma o executivo. “Com base no conhecimento recebido é possível lidar com diversas situações, sejam antigas ou novas do cotidiano do colaborador, resultando em procedimentos satisfatórios e na criação de novas soluções que antes não seriam detectadas. Fatores estes que influenciam diretamente no alcance das metas estabelecidas”, afirma o gerente.

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Foco na cobrança

Organizar a área de recursos humanos é um trabalho que exige muito esforço. Quando falamos de cobrança, a história não seria diferente. Por isso, segundo Sônia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, ter a área com foco no negócio faz toda a diferença, por se tratar de um segmento onde as pessoas já “torcem o nariz” quando recebem uma ligação sobre cobrança. “Para a empresa de cobrança ter uma política de RH estruturada com a estratégia do negócio da empresa, só tem a ganhar, onde os seus recursos humanos estarão integrados para o alcance do objetivo da empresa”, explica.
De acordo com Sônia, esse mercado começa a ter consciência a cada dia da importância de ter profissionais que saibam o que estão fazendo dentro da empresa. “Pode-se perceber esta compreensão já no primeiro nível de contratação o atendimento e as negociações com os inadimplentes têm melhorado, são capazes de ouvir, fazer o entendimento de cada situação e nos dar um feedback mais adequado”, comenta.
A especialista afirma também que, para gerar resultados, é essencial que o RH conscientize os gestores das empresas. “O RH deve mapear as necessidades dos gestores e conscientizá-los da importância de que cada ação a ser tomada tem como finalidade gerar um melhor ambiente de trabalho, crescer na produtividade e na qualidade não somente para ele, como para empresa como um todo”, afirma.

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