Investir para alçar vôos altos

Apesar de a crise econômica ter alcançado todos os setores do mercado brasileiro e ser pauta diária na tomada de medidas governamentais para conter a inflação – como a recessão de gastos e reajustes de impostos, juros e taxas -, existem alguns ministérios comemorando o seu distanciamento dessa situação. Um deles é o de Turismo, que tem se posicionado como importante vetor do desenvolvimento econômico nacional nos últimos anos, conforme apresenta Eduardo Golin, diretor do departamento de financiamento e promoção de investimentos no turismo do Ministério do Turismo. “Em algumas atividades características do turismo registramos incremento de dois dígitos, e entidades internacionais que monitoram o setor sustentam que o crescimento será mantido em 2015”, pontua.
Para continuar crescendo, o diretor demonstra compreender a necessidade do financiamento, apresentando que, nos dois últimos anos, foi desembolsado cerca de R$ 28 milhões pelas instituições financeiras federais (Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES e Caixa Econômica Federal), a fim de disponibilizar crédito às empresas ligadas ao turismo. “O Ministério do Turismo tem apostado num diálogo amplo e permanente com o mercado como forma de entender e atender às demandas e dinamizar o setor. Eventuais melhorias nas linhas de crédito vigentes têm pautado a atuação do MTur junto às instituições financeiras federais e a expectativa é de que possamos ampliar ainda mais sua participação nos financiamentos ao setor”, conta Golin.
Em vista desse panorama, o diretor acredita que não exista o risco de crescimento da inadimplência nesse mercado, alegando que os setores de análise das instituições estão cada vez mais rigorosos para minimizar o risco. “Além disso, há os esforços do próprio Ministério, bem como as ações e providências tomadas por empresas do segmento”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima