A Nextel, operadora de telecomunicações móveis focada no mercado corporativo, ampliou a adoção do Crivo, sistema de análise de crédito e risco. A empresa passou a utilizar a solução também nas áreas de venda, marketing e fraude. A parceira começou há quatro anos com o uso da tecnologia na automatização da análise de crédito nas propostas recebidas.
Depois disso, a Nextel se deparou com outro desafio vencido: o de alcançar um maior nível de detalhamento da análise. Para isso, ampliou, um ano depois, as fontes consultadas pelo software sobre o tomador de crédito. E ainda interligou o sistema ao banco de dados interno, o qual mantém o histórico dos clientes.
Essa sofisticação elevou a análise da Nextel para o credit score (modelo estatístico de avaliação de crédito por pontos para definir o risco que a empresa quer assumir). A aplicação desse conceito permite a tomada de decisão de forma mais assertiva por meio da classificação dos clientes por perfil, além de reduzir o tempo de análise de crédito e ajudar na criação de estratégias diferenciadas por grupos.
“A modelagem de scoring possibilita a construção de modelos que podem ser aplicados a diversas situações, como crédito, cobrança, prevenção à fraude e, inclusive, prospecção de clientes”, explica Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo. Com a utilização do sistema, a empresa de telecomunicações construiu uma infraestrutura tecnológica que lhe garante condições para analisar um número de propostas mensais seis vezes maior do que no início da implantação do Crivo.