Não só a população ficou mal-acostumada com o fácil acesso ao crédito nos últimos anos. As empresas concedentes também estavam confortáveis ao ver seu público e espaço crescer. Entretanto, desde o segundo semestre de 2014, a economia brasileira vem definhando diante de uma crise que assolou ao mundo e agora chegou no Brasil. Assim, de uma hora para outra, retenção virou a palavra de ordem para todos – mas, mesmo assim, a inadimplência não para de subir, principalmente nos cartões de crédito. Quem soube olhar para as variações do mesmo serviço, conseguiu enxergar alguma oportunidade de sair da crise. É o caso das empresas que fornecem os cartões pré-pagos. “O cartão pré-pago disponibiliza um meio de pagamento de compras, serviços e realização de transações financeiras, carregável e/ou recarregável em reais, pelo titular, de acordo com sua necessidade”, explica Mario Ferreira Neto, diretor executivo de cartões e meios eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Muito comum entre os viajantes que não possuem cartão de crédito internacional ou querem economizar em seus passeios, o cartão pré-pago começa a deixar o cenário do aeroporto e começa a incluir pessoas de todas as classes sociais, principalmente àquelas que não conseguem aprovação de um cartão de crédito, de acordo com Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “A grande vantagem é trazer um grande volume de consumidores que, atualmente, estão sem acesso ao crédito, como, por exemplo, a população de baixa renda que não possui cartão de crédito. Inclusive, estima-se que esta modalidade já movimente um volume bem maior do que o estimado para os cartões pré-pago em moeda estrangeira e/ou o usado em refeições”, explica Fabio Itano, diretor vogal do Ibevar e sócio da TA Consult.
Para o diretor comercial da Acesso, Bernardo Faria, o cartão pré-pago está se tornando uma tendência entre os consumidores que querem tomar controle das suas finanças pessoais. “Cada vez mais o brasileiro está percebendo que o cartão pré-pago veio para simplificar e trazer mais segurança para o seu dia a dia”, pontua. Mesmo não tendo vindo para competir com o cartão de crédito ou de débito, ele se torna uma alternativa satisfatória para quem ainda tem receio de trocar o dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico, já que só poderá gastar somente o valor carregado. Por isso, a inadimplência é um fator inexistente nesta modalidade de serviço – mesmo com as taxas cobradas.
As vantagens não para por aí. “Há incentivos como a conveniência de ter um cartão com acesso a milhares de estabelecimentos e a comodidade de fazer o crédito no cartão pré-pago de maneira online, diretamente da conta corrente ou até mesmo programar um valor a ser creditado mensalmente”, acrescenta Itano. Além disso, algumas empresas estão oferecendo programas de benefícios atrelados ao uso do cartão – tal qual ocorre com o cartão de crédito. E, mesmo não sendo o crédito de antes, aparentemente, todo mundo sai ganhando.
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