A Ulend, fintech de crédito privado especializada em empréstimos peer-to-peer (P2P), anunciou o lançamento de uma linha de crédito nessa modalidade e focada no segmento de bares e restaurantes. O modelo é conhecido como empréstimo entre pessoas e se caracteriza pelo uso do digital através da plataforma na web para captação e distribuição de valores, sem a intervenção de uma instituição financeira tradicional e bancária.
Justificando a iniciativa, a empresa lembrou que, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a estimativa é que o número de estabelecimentos que deixaram de existir por conta da pandemia possa atingir 80 mil restaurantes. E, se for considerado o cenário apenas o Estado de São Paulo, aproximadamente 50 mil locais fecharam as portas.
De acordo com Beatriz Antibero, cofundadora da Ulend, a fintech quer auxiliar diretamente na reconstrução do segmento. “Nós desenvolvemos as taxas mais acessíveis do mercado, partindo de 1,12% ao mês. Nosso propósito, como companhia, é prover uma solução que seja flexível e sem burocracia ao tomador de crédito e ao investidor que deseja obter uma rentabilidade. Dessa forma, estamos promovendo uma certa modernidade para o setor financeiro”. No mês de junho, o volume de operações da Ulend atingiu a marca de R$ 3,2 milhões. Além de bares e restaurantes, outros segmentos foram atendidos, como os de produtos alimentícios, incorporação de empreendimentos imobiliários e distribuidoras de alimentos.