Wagner Mendonça, country manager da PayJoy

Crédito para inclusão financeira e digital com impacto no varejo

Country manager da PayJoy descreve a proposta da fintech de dar acesso ao crédito a pessoas de baixa renda para aquisição de smartphone

Atualmente, os smartphones acabam sendo muito mais do que um meio de comunicação entre pessoas. Com o avanço do digital, ele se transformou também em uma poderosa ferramenta de trabalho e inclusão nos sistemas financeiros modernos. Porém, por ser algo de alto valor, nem todos conseguem ter acesso. Para mudar essa lógica, a PayJoy criou uma maneira inteligente de proporcionar acesso ao crédito a pessoas de baixa renda, tendo como garantia o funcionamento do próprio device, por meio de tecnologias de segurança do aparelho (lock remoto/recursos de bloqueio), além de utilizar modelos alternativos de análise de crédito, com machine learning e dados não tradicionais. Presente em oito países emergentes, a empresa já alcançou 16 milhões de clientes, conforme detalhou Wagner Mendonça, country manager da PayJoy, hoje (30), na 1212ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

O executivo iniciou falando da inclusão de pessoas ao moderno sistema financeiro por meio do financiamento de smartphones. “Nossa missão é promover a inclusão financeira das pessoas de baixa renda em países emergentes. Isso não é apenas uma frase que está na parede, mas está no DNA da empresa, na forma como surgiu há 10 anos nos Estados Unidos.” Um dos cofundadores, Doug Ricket, se associou a uma entidade que promove incursões em alguns países em desenvolvimento para oferecer ajuda. Em uma dessas viagens, ele foi para Gâmbia, na África, para dar aula de inglês e se deparou com uma realidade diferente da que conhecia. Resolveu, então, fazer algo para melhorar a vida dessas pessoas. “A primeira iniciativa foi inventar uma espécie de lampião com bateria recarregada com energia solar, só que as pessoas não tinham como comprar. Daí surgiu a grande ideia de viabilizar uma alternativa para quem não tinha crédito aprovado, pagando conforme o uso. Essa solução fez com que o produto e a ideia se disseminassem rapidamente.”

Ao voltar aos Estados Unidos, Doug se juntou a outros dois empreendedores, pensando em estudar como facilitar o acesso ao crédito a mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo naquela mesma situação. Com os smartphones ganhando cada vez mais relevância como tela de acesso ao mundo digital, eles criaram um sistema de financiamento de celulares para essas populações. “Ou seja, oferecer crédito para aquisição de smartphones para usarem nos estudos, no trabalho, enfim, trilharem um caminho mais promissor.”

Segundo explicou Mendonça, o core business da PayJoy está no mecanismo e na inteligência de como prover crédito para essa população e como lidar com o produto financeiro. “O smartphone vem como um meio para que isso se efetue e, eventualmente, poderia ser qualquer outro produto, mas ele veio a calhar, porque, além de abrir portas para o acesso ao crédito, também propicia a inclusão digital a essas pessoas.” De acordo com o country manager, nas pesquisas e na proximidade com os clientes, fica evidente o impacto positivo, inclusive como melhoria de renda familiar. Ele detalhou também os desafios enfrentados e vencidos para desenvolver o negócio nos diferentes países. O primeiro passo da operação é uma negociação com os varejos de todos os portes, que comercializam smartphones, os quais ampliam suas atividades contando com um público novo para o negócio. O executivo também falou sobre a relevância do marketing boca a boca.


O vídeo, na íntegra, está disponibilizado no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1211 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA retorna amanhã (01), recebendo Michele Funari Neto, diretor de vendas e marketing da Grano Alimentos, que abordará a cocriação e escuta ativa para antecipar expectativas; na quinta, será a vez de Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do cliente da Vibra; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “O fim do funil de vendas? Nova jornada do consumidor quebra conceitos e exige inovação”, reunindo Adilson Batista, CIO da Cadastra, João Francisco Martins, diretor de dados e IA da Confi/Neotrust, Nick Farr, gerente de vendas da HubSpot no Brasil e Ricardo R. Junior, CRO & CIO na Aunica.

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