Dasa cria a Loja das Desculpas para Outubro Rosa e Novembro Azul

Iniciativa une criatividade, experiência imersiva e impacto social para transformar conscientização em ação na prevenção do câncer de mama e de próstata

A Dasa lança “A sua saúde não aceita desculpas”, campanha integrada de Outubro Rosa e Novembro Azul que promete mudar a forma como a prevenção do câncer de mama e de próstata é encarada no país. Sob o conceito “Trocar Desculpas por Atitude”, a ação envolve todas as marcas da Dasa em diferentes regiões do Brasil e conta com o apoio da agência Glint. “Com uma abordagem criativa e imersiva, a iniciativa se consolida como um movimento nacional que conecta as pessoas à mensagem central de que a saúde não aceita desculpas”, explicou Flávia Drummond, diretora de marketing da Dasa.

Segundo a executiva, “apesar de a maioria das pessoas reconhecer a importância dos exames preventivos, o comportamento não acompanha a conscientização. Foi para enfrentar esse ‘abismo’ entre ‘saber e fazer’ que a campanha que se desdobra em diferentes iniciativas pelo Brasil. Entre elas, está a ‘Loja das Desculpas’, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, que funciona como o coração simbólico do projeto”.

Na pop-up, o público é convidado a refletir sobre os motivos que costumam adiar os cuidados com a saúde. Ali, os visitantes podem “comprar” desculpas comuns, como “não tenho tempo” ou “prefiro não saber”, representadas por objetos simbólicos. Cada compra vem acompanhada de um voucher com desconto para agendamento de exames preventivos, incentivando a substituição da procrastinação por atitude. Além disso, displays com porta-livros espalhados em diversas unidades da Dasa reforçam a capilaridade da campanha em todo o país.

“Queremos mostrar que dar desculpas e deixar para depois não ajuda, pois o diagnóstico precoce é o que aumenta as chances de superar a doença. A campanha une emoção e conversão, criando um caminho acessível para que o cuidado vire realidade”, destacou Flávia.

A ação também inclui produtos temáticos em parceria com as marcas El Cabriton e Ocio, com parte da renda revertida para instituições de apoio a pacientes com câncer. Essa iniciativa amplia o alcance da campanha, fortalece o propósito social e se conecta diretamente com a agenda ESG, mostrando que publicidade e responsabilidade podem caminhar juntas.

Inovação publicitária com propósito

A estratégia segue o modelo “Hero, Hub, Help”, bastante utilizado em campanhas digitais, mas adaptado para um impacto social mais amplo. O pilar Hero é liderado pela “Loja das Desculpas”, concebida para gerar repercussão e engajamento, enquanto outras ativações em unidades da Dasa reforçam a presença da campanha em diferentes regiões do país. No Hub, histórias reais de prevenção ganham voz por meio de influenciadores selecionados para representar diferentes públicos e perspectivas. A seleção reflete a estratégia da Dasa de humanizar a campanha, utilizando vozes autênticas e diversas que possuem confiança e engajamento com faixas etárias e temas específicos, garantindo impacto emocional e conversão nas redes sociais. 

Já o Help oferece conteúdos educativos sobre mitos e verdades dos exames, disponíveis tanto em plataformas digitais quanto nas unidades da Dasa. “A ‘Loja das Desculpas’ chama a atenção para a falta de atitude, transformando um conceito relevante em ação. Ao tornar as desculpas algo tangível e inseri-las no dia a dia de forma criativa, leve e inusitada, busca romper com a apatia habitual da vida moderna diante da prevenção” comentou Fernando Melo, sócio e CEO da agência Glint.

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