Com estratégias inteligentes e baseadas em dados e o uso de IA é possível oferecer experiências mais relevantes, aumentar a eficiência e, acima de tudo, impulsionar as vendas
Autora: Zahra Jivá
O Dia das Mães se aproxima e, para os varejistas, isto é sinônimo de bons ventos para as vendas. A data é considerada a segunda mais importante no ano para o comércio, atrás apenas do Natal. Uma oportunidade de ouro para as empresas de produtos e serviços, de todos os portes, aumentarem faturamento. Mas enquanto este período é estratégico há tempos, foi nos últimos anos que a Inteligência Artificial (IA) passou a ser uma aliada para alavancar as vendas e proporcionar experiências personalizadas aos consumidores. E, em 2025, acredito que isto chegue a outro patamar.
Um estudo recente da Pipedrive revelou que os profissionais de vendas estão aproveitando a IA para otimizar a preparação, o planejamento e a tomada de decisões. Os gerentes de vendas, em particular, estão liderando a adoção da IA, usando-a para analisar o desempenho da equipe, prever vendas e simplificar tarefas administrativas.
Mas tem mais: com algoritmos cada vez mais sofisticados, a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados em tempo real, prever comportamentos de compra, otimizar estoques e personalizar comunicações. Em datas comemorativas como o Dia das Mães, esta tecnologia pode ser a chave para as empresas se destacarem no mercado.
Um dos grandes diferenciais da IA para os varejistas é a hiper personalização. A partir da análise de dados comportamentais, históricos de compras e preferências, sistemas inteligentes podem recomendar produtos e conteúdos ideais para cada perfil de cliente, aumentando as chances de conversão. Uma ferramenta de CRM impulsionada por IA entrega isto.
A Inteligência Artificial também permite otimizar campanhas de marketing digital. Ferramentas baseadas em machine learning ajudam a identificar os melhores canais, horários e formatos para impactar o público-alvo. Além disso, algoritmos podem testar automaticamente diferentes versões de anúncios (A/B testing) e ajustar lances em tempo real.
2025 é o grande pontapé para os agentes de IA
Além da constante evolução de todas as entregas que a IA é capaz de fazer, destaco neste ano, como grande tendência, os agentes de IA. Eles são assistentes inteligentes que podem gerenciar tarefas administrativas de forma autônoma, gerar insights e ajudar na tomada de decisões, multiplicando efetivamente a produtividade de cada vendedor.
Estes agentes são personalizáveis, capazes de aprender as preferências do usuário e podem até ser nomeados, criando uma experiência personalizada que aumenta a confiança do usuário na plataforma. É a Inteligência Artificial em outro patamar.
Um olho na performance, outro na segurança
Mesmo com todos os inegáveis benefícios da IA, não podemos deixar de lado que, com a expansão de seu uso, os ataques cibernéticos podem ficar mais sofisticados, já que podem ser mais direcionados aos tipos de conteúdo que o usuário consome, aumentando a quantidade de ameaças. Pequenas e médias empresas usam cada vez mais ferramentas de IA, então é preciso ficar atento: algumas soluções têm alta capacidade no processamento de dados, mas é preciso ter um olhar apurado para detectar fraudes. No final das contas, a própria IA pode apoiar as equipes no gerenciamento de ameaças à segurança cibernética.
E depois? Passado o Dia das Mães?
Não podemos esquecer da IA no pós-venda, desde o monitoramento da satisfação do cliente em tempo real por meio de análises de sentimento, até a sugestão de novos produtos com base na experiência anterior e a oferta de cupons personalizados para fidelização.
Com estratégias inteligentes e baseadas em dados, é possível oferecer experiências mais relevantes, aumentar a eficiência e, acima de tudo, impulsionar as vendas. Em um mercado super dinâmico, quem investe em tecnologia sai na frente. E está preparado para as próximas.
Zahra Jivá é diretora de estratégia global de vendas na Pipedrive.