Estudo da Infor, com 30 fontes e dados proprietários, identificou que a digitalização do setor deve movimentar mais de US$ 285 bilhões em 2025
A Infor anunciou o lançamento do “Infor Report 2025 – Inovação no Varejo”, um estudo aprofundado que mapeia os vetores de transformação digital no setor varejista brasileiro, algo que se coloca como uma estratégia crucial para o enfrentamento dos desafios do setor, como a escassez de mão de obra e a necessidade de maior maturidade tecnológica das empresas. Dados da FGV apontam que 6 em cada 10 empresas têm dificuldades em contratar ou reter talentos, ao passo que o nível de digitalização no país é inferior à média dos países da OCDE. Já um estudo global da Infor constatou que 79,3% dos empresários brasileiros esperam aumentar seus investimentos em tecnologia em 20% ou mais nos próximos 3 a 5 anos.
Com base em dados primários e uma análise comparativa que envolveu 30 fontes nacionais e internacionais, o relatório estrutura-se em três capítulos e entrevistas com três nomes estratégicos do setor: Waldir Bertolino, country manager da Infor Brasil, Rodrigo Callisperis, diretor executivo de TI do Assaí Atacadista e Rossane Cristina Andrade, gerente de logística da Britânia Eletrodomésticos.
Além dos gargalos centrais do varejo brasileiro, o estudo mapeou o grau de maturidade tecnológica atual do mercado e as principais tendências para o futuro do segmento varejista. O relatório reforça, por sua vez, que em um contexto de busca por maior eficiência alinhada ao aumento das expectativas de consumidores, a inovação deixou de ser um simples diferencial e se coloca como um pilar decisivo para a sustentabilidade operacional, financeira e estratégica do varejo. Nessa corrida, a IA é prioridade, com 64% das empresas considerando os investimentos em inteligência artificial como eixo de suas jornadas de digitalização e 47% do varejo brasileiro já utilizando IA nas operações (SBVC e Central do Varejo).
A Infor aponta ainda que esse avanço parte de uma necessidade do varejo por maior geração de valor, produtividade e de busca pela construção de jornadas de compra mais personalizadas no setor. “A IA pode trazer ganhos importantes em produtividade, entendimento do comportamento do cliente, sugestão de produtos e leitura de tendências. Mas é fundamental tangibilizar esses benefícios. Não adianta querer reinventar a roda: já existem muitas soluções no mercado que atendem a demandas específicas de forma eficiente. O ideal é começar com ferramentas estruturantes que resolvem dores reais e mostrar que o investimento se paga. A partir disso, é possível evoluir”, explicou Bertolino.
Desafios do varejo nacional
O primeiro capítulo do “Infor Report 2025 – Inovação no Varejo”, aponta que o segmento vive um momento paradoxal. Embora tenha tido crescimento de 4,7% nas vendas em 2024 — maior índice desde 2012 —, ele ainda convive com gargalos estruturais.
Um dos principais é a falta de qualificação da mão de obra: menos de 12% dos brasileiros possuem ensino superior completo, frente a uma média de mais de 40% nos países da OCDE. Isso repercutiu na produtividade, que avançou apenas 0,6% ao ano entre 2000 e 2020, enquanto países como Coreia do Sul cresceram mais de 4%. Nesse cenário, tecnologias que automatizam tarefas operacionais e plataformas intuitivas para rápida integração de novos colaboradores são vistas como peças-chave.
Nesse sentido, o estudo concluiu que as soluções utilizadas pelas empresas precisam ser intuitivas, de forma que o novo funcionário consiga operar o sistema sem depender de ninguém em pouco tempo, dentro de uma cultura orientada a dados.
A maturidade tecnológica do varejo
Se antes a tecnologia era um diferencial, hoje ela é protagonista. No capítulo dedicado à maturidade digital do varejo, o estudo revela que os investimentos globais em transformação digital devem superar os US$ 285 bilhões ainda em 2025, com crescimento anual médio de 17,3% até o final da década.
No Brasil, os dados são igualmente robustos: 71% das empresas do setor devem aumentar seus aportes em tecnologia ainda este ano. Parte significativa dessa transformação passa pela adoção de sistemas avançados de gestão de armazéns (WMS), soluções em nuvem, arquitetura omnichannel e integração por APIs. A Infor, por exemplo, já oferece mais de 800 APIs integradas ao seu sistema operacional, otimizando a jornada do consumidor e reduzindo falhas operacionais.
Para Callisperis, do Assaí, a virada está na leitura da inovação como um processo contínuo: “O que a gente observa é uma jornada de fortalecimento contínuo. A parceria com a Infor, por meio do WMS, por exemplo, vem se expandindo gradualmente. Hoje temos 12 Centros de Distribuição e a ferramenta já está implantada integralmente em 3 deles. Com isso, devemos alcançar quase 40% da operação coberta por uma solução que informatiza nossa cadeia logística. A cada novo CD, percebemos um ganho real de produtividade. Mas não dá para dizer que o jogo está ganho — e talvez nunca esteja. É uma construção contínua, feita em camadas e de maneira incremental”.
Principais tendências de inovação para o varejo
No último capítulo, o relatório aponta cinco tendências principais para o futuro do varejo: automação, IA, integração tecnológica, personalização com base em dados e ambientes de experimentação contínua.
A automação, sozinha, deve movimentar um mercado de US$ 33 bilhões até 2030. Já a inteligência artificial, segundo a Bain & Company, tem potencial de elevar em até 25% a produtividade do varejo. A integração via APIs também ganha espaço, sobretudo para sustentar modelos operacionais híbridos. Isso se traduz em experiências mais personalizadas, o que, segundo dados da McKinsey, pode elevar o ROI em até 15%.
Rossane concorda com o diagnóstico geral de tendências do estudo. Para a executiva, “hoje, é impensável atuar no varejo sem oferecer rastreabilidade em tempo real, entrega rápida, opções de retirada e devolução flexíveis, além de personalização de ofertas e comunicação multicanal. Essa evolução no comportamento do cliente pressiona o setor a buscar soluções tecnológicas que permitam operar com precisão, velocidade e encantamento”.
Metodologia
Dentro de todo esse contexto, o estudo conclui com destaque para o papel dos dados para a visibilidade e tomada de decisão no varejo. O “Infor Report 2025 – Inovação no Varejo” é uma publicação anual da Infor Brasil. Esta edição reuniu dados de 30 fontes especializadas — incluindo pesquisas internacionais, projeções de mercado, estudos setoriais e dados proprietários da Infor — para oferecer uma leitura crítica e ampla sobre os caminhos da transformação digital no varejo.





















