Jonathans Lima, head de tecnologia da Evoy

Evoy transforma aplicativo em plataforma de dados com IA

Com investimento de R$ 387 mil, administradora de consórcios espera alcançar 100% da base e resolver dores crônicas do setor transformando a experiência do cliente

A Evoy Administradora de Consórcios anunciou um investimento estratégico de R$ 387 mil no desenvolvimento de uma nova plataforma de autosserviço, com o objetivo de ampliar sua base de usuários ativos. Atualmente, a Evoy conta com uma base de 35 mil consorciados, dos quais 60% já se utilizam dos canais digitais. “Com a nova plataforma, a meta é ampliar essa adesão e alcançar 100% da base de clientes, em um movimento de digitalização voltado a resolver problemas históricos do setor de consórcios por meio de um ecossistema de dados e inteligência artificial, capaz de otimizar toda a jornada do cliente”, afirmou Jonathans Lima, head de tecnologia da Evoy.

O projeto abandona o conceito de aplicativo transacional para se tornar uma plataforma de business intelligence. A partir da análise de dados de comportamento e atendimento, a Evoy desenvolveu três funcionalidades centrais para atacar pontos de atrito e gerar novas oportunidades de negócio.

Segundo Lima, “um dos maiores desafios do setor está na devolução de valores a consorciados com cotas canceladas, que com o novo aplicativo o processo foi automatizado. A plataforma agora permite que o próprio usuário atualize seus dados bancários e recupere os valores investidos de forma segura e digital, reduzindo a carga operacional e melhorando a experiência de um cliente que, no futuro, pode voltar a investir”.

A plataforma passa também a analisar o perfil de cada consumidor para apresentar, de forma proativa, novas oportunidades de investimento e ofertas personalizadas, transformando um canal de serviço em uma ferramenta de vendas e upsell. Já a assistente virtual IVY, integrada com IA, funciona como um agente de IA que interpreta o contexto do usuário para sanar dúvidas complexas, usando a tecnologia não apenas como um canal de suporte, mas como uma ferramenta de educação financeira que aumenta a autonomia e o engajamento do cliente com o ecossistema da Evoy.

“Nosso desafio não era apenas tecnológico, mas estratégico. Mapeamos os problemas reais que geravam atrito e usamos a tecnologia para resolvê-los de forma escalável. Construímos uma arquitetura de dados e IA para transformar o que era um canal de consulta em uma ferramenta de decisão estratégica para o cliente. A meta de trazer 100% da nossa base para essa nova experiência é um passo fundamental na nossa estratégia de crescimento”, acrescentou o head.

Hoje, a maior parte da jornada do consorciado na Evoy já acontece de forma digital. Processos como acompanhamento de cotas, pagamentos, lances, comunicação, acesso a contratos e relacionamento estão integralmente disponíveis nos canais digitais da administradora de consórcios. Com o relançamento da plataforma, a meta é tornar o digital o principal ponto de contato da operação, com foco não apenas em downloads, mas em engajamento contínuo e uso qualificado.

A digitalização também gerou ganhos mensuráveis de eficiência operacional para a Evoy, desde redução de demandas nos canais tradicionais de atendimento como maior autonomia do consorciado e mais agilidade em processos críticos. Como uma plataforma viva, o app seguirá evoluindo ao longo dos próximos meses, para gerar mais valor, confiança e relacionamento de longo prazo com os clientes.

“Para 2026, o roadmap tecnológico da Evoy está estruturado em três pilares: experiência do usuário e personalização, com uso intensivo de dados e inteligência; ampliação do uso de IA para antecipar necessidades e simplificar decisões; e eficiência e escala, por meio de automação, estabilidade e performance para sustentar o crescimento com qualidade operacional”, finalizou Lima.

Deixe um comentário

Rolar para cima