Embora a tecnologia possa automatizar pesquisas e qualificação de leads, a confiança e o relacionamento continuarão sendo fundamentais no processo de vendas
Autor: Sean Evers
A inteligência artificial (IA) transforma o setor de vendas a cada dia, principalmente com a automação de tarefas rotineiras, o que dá mais tempo para que os profissionais possam focar nas interações com clientes. Atualmente, os vendedores passam aproximadamente 40% do tempo com clientes, enquanto o restante é dedicado a tarefas administrativas. Com a evolução da IA, espera-se que esse tempo de interação aumente para 60%.
Além de auxiliar na criação de conteúdo, resumo de e-mails, geração automática de mensagens e qualificação de leads, a IA aprimora a eficiência e a personalização das demonstrações de produtos. Isso permitirá que os profissionais de vendas adaptem as apresentações, dando destaque aos recursos mais relevantes para cada cliente, assim como otimizando o tempo de estudos e análises.
A expectativa é que até o fim deste ano a IA impulsione a produtividade no ambiente de trabalho ao automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais foquem em atividades estratégicas. No entanto, essa transformação também exigirá adaptação e requalificação dos funcionários, uma vez que funções tradicionais poderão ser substituídas por máquinas.
Uma das principais tendências para os próximos meses é o foco no desenvolvimento responsável da IA, focando nos impactos negativos como a substituição de empregos. Empresas de tecnologia deverão priorizar a transparência, a equidade e a ética para construir confiança e garantir que a IA beneficie a sociedade como um todo. Os modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como o ChatGPT, trouxeram à tona questões relacionadas à confiança na informação, uma vez que podem gerar conteúdos imprecisos ou enganosos. Esse fenômeno destaca a necessidade de mecanismos de verificação e transparência para manter a integridade das informações geradas pela inteligência artificial.
Reforço que as organizações de vendas mais bem-sucedidas serão aquelas que equilibrarem a interação humana com a personalização gerada por IA. Embora a tecnologia possa automatizar pesquisas e qualificação de leads, a confiança e o relacionamento continuarão sendo fundamentais no processo de vendas – os profissionais ainda vão desempenhar um papel essencial ao validar as informações geradas pela IA e garantir a precisão dos dados.
O futuro das vendas será moldado por um modelo híbrido, em que a automação por IA e a interação humana se complementam. As equipes que conseguirem equilibrar velocidade, eficiência e personalização vão-se destacar no mercado.
Sean Evers é VP de vendas da Pipedrive.