Novos dados sobre a operação da empresa de pagamentos recorrentes com Pix foram divulgados no Payments Summit, evento anual do Ebanx
A Hotmart, empresa global de negócios digitais na economia criativa, anunciou resultados positivos de performance desde que passou a oferecer o Pix automático, com integração por meio do Ebanx, fintech especializada em pagamentos. A empresa revelou um crescimento de 32 pontos percentuais na retenção de clientes que usam Pix para pagamentos recorrentes desde o lançamento do Pix automático. Na prática, isso significa que a Hotmart agora converte mais de quatro vezes o número de pagamentos recorrentes com Pix para assinaturas que antes falhavam. “O Pix automático elimina o atrito dos pagamentos manuais mensais, o que proporciona uma experiência fluida para os usuários e melhora a retenção, a previsibilidade do fluxo de caixa e o crescimento dos criadores”, explicou Allana Braga, head de pagamentos da Hotmart.
A Hotmart opera em cinco países da América Latina com o Ebanx, incluindo Brasil, Colômbia, Chile, Peru e México. Com a parceria, a empresa oferece na região uma combinação de pagamentos com cartões e métodos alternativos, como o Pix e o Pix automático, que rapidamente se tornou um sucesso para a plataforma. “Pagamentos recorrentes não são novidade, mas algo que mudou foi a importância deles. Agora, eles são cruciais para o criador construir um público fiel, estabilizar a renda e, assim, se planejar, investir e crescer”, afirmou a executiva.
Melissa Johnson, vice-presidente comercial para as Américas do Ebanx, destacou que o motivo que levou o Pix automático a gerar resultados tão positivos para a Hotmart foi “oferecer mais opções de pagamentos recorrentes gera uma experiência melhor para o cliente e, no final, um alcance maior. Com o Pix automático, a Hotmart oferece a mais pessoas no Brasil a possibilidade de fazer a assinatura, mesmo sem cartão de crédito.”
Mais de 160 milhões de adultos no Brasil já usam o Pix, o que significa 93% da população adulta do país. Em comparação, 60 milhões de adultos brasileiros não possuem cartão de crédito, segundo o Banco Central. Ao preencher essa lacuna, o Pix Automático deve movimentar mais de 30 bilhões de dólares em pagamentos recorrentes online nos próximos dois anos, segundo dados da instituição de pesquisa Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) apresentados na Beyond Borders 2025, estudo anual do EBANX.
“O Pix Automático deve se tornar uma ferramenta padrão para pagamentos digitais recorrentes no Brasil, expandindo a inclusão financeira e proporcionando receita mais previsível para negócios baseados em modelos de assinatura, incluindo criadores, plataformas digitais e empresas de SaaS”, disse Johnson.