Rede de lavanderias self-service aposta em estratégia data-driven que já começa a transformar o comportamento de consumo nas unidades da marca
A Lavô anunciou que, em busca de eficiência operacional e maior engajamento do cliente, a franquia implantou um moderno sistema de cadastro facial via QR Code. A iniciativa faz parte de uma estratégia data-driven que já começa a transformar o comportamento de consumo nas unidades da marca. “A adoção de tecnologia como aliada na expansão dos negócios é cada vez mais evidente em todo o mundo. De acordo com dados do The State of AI in Early 2024, da McKinsey, a adoção de IA por empresas subiu de 55% para 72% em apenas um ano. Diante desse cenário, a tendência global de redes com estratégia omnichannel, automação e uso de inteligência de dados têm apresentado desempenho positivo”, comentou Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô.
Recém- lançado, o sistema permite mapear o fluxo de clientes, identificando frequência, horários de pico e tipo de serviço usado. Essas informações são usadas para personalizar campanhas, como envio de cupons de desconto segmentados, além de possibilitar promoções por perfil de uso, dinamizando a experiência e ampliando a fidelização. “Essa tecnologia, que antes era exclusiva de grandes players do varejo, agora é acessível e altamente estratégica para franquias. Com esse plano conseguimos unir personalização e escalabilidade do serviço, algo essencial para a expansão da marca e a experiência positiva do cliente, já que entender o comportamento real do usuário nos faz crescer de forma mais inteligente e efetiva”, ressaltou Angelo.
Outro fator positivo destacado pelo executivo é a queda dos custos dessas soluções digitais no mercado. “Com a crescente demanda, os valores de sistemas de reconhecimento facial ficaram mais acessíveis, o que torna possível conseguirmos implantar algo sofisticado nas unidades. E o resultado já é notado, pois já vemos retorno em dados reais de engajamento. A rede pretende expandir o sistema de cadastro facial para todas as unidades franqueadas até o fim de 2025 e reforçar o uso de inteligência de dados como núcleo da operação”.