Publicação de Fábio Tambosi mostra por que o crescimento sustentável das marcas não depende apenas de produtos ou campanhas, mas da capacidade de criar conexões emocionais
“As marcas mais amadas do mundo não tem apenas clientes – elas têm fãs.” É através dessa ideia central que o executivo global de branding e growth Fábio Tambosi escreveu “Fandom – Como transformar clientes em fãs que impulsionam a sua marca”. A obra já foi lançada na Europa e nos Estados Unidos e chega em 2026 no Brasil. No livro, Fábio traz exemplos dos principais cases de sucesso que capitaneou enquanto construiu carreira sólida em gigantes como Nike, adidas, Nokia, Saucony, OneFootball e Esl Faceit Group.
Na obra, Tambosi mostra por que o crescimento sustentável das marcas não depende apenas de produtos ou campanhas, mas da capacidade de criar conexões emocionais e comunidades engajadas. O fandom – junção das palavras em inglês ‘fan’ (fã) + ‘kingdom’ (reino) – é a força que transforma consumidores em defensores e marcas em movimentos culturais.
“Fui responsável por campanhas que vivem até hoje no imaginário dos fãs, como ‘Ready For Sport’ (adidas) com Lionel Messi, Mo Salah, Siya Kolisi, James Harden e David Beckham, ‘The Switch’ (Nike) com Cristiano Ronaldo, “Play Free” (Joga Solto) com o Ronaldinho Gaúcho e “Live Legendary” para a ESL. O que elas têm em comum? Nenhuma delas dependia do produto para vender; elas criaram identidade. Esses ícones transformaram audiência em uma comunidade blindada contra a concorrência. O livro Fandom ensina como sua marca pode parar de alugar a atenção do cliente e gerar crescimento sustentável, mesmo sem ser uma marca esportiva”, destacou Tambosi.
Segundo o autor, “fãs não apenas compram. Eles acreditam, compartilham valores e integram as marcas às suas próprias identidades. Este livro explora a psicologia por trás desse comportamento e apresenta caminhos práticos para ativar essa dinâmica de forma estratégica. Com estudos de caso globais e frameworks aplicáveis, ‘Fandom’ é um guia claro e direto para criar narrativas autênticas, experiências relevantes e lealdade de longo prazo. Em um mundo saturado de mensagens, poucas marcas conquistam devoção. ‘Fandom’ é para quem quer construir marcas que as pessoas não apenas escolhem, mas defendem com orgulho”.
Para Fábio, “muitas empresas no Brasil ainda confundem fidelidade com programas de pontos ou cashback. Isso é transação, e quem vem por preço, vai embora por preço. A aplicação prática do Fandom começa quando a marca para de tratar o cliente apenas como alvo e o convida para ser um sócio emocional do negócio. Para fidelizar de verdade, é preciso oferecer protagonismo: ouvir, co-criar e dar ao cliente um papel ativo. Quando o consumidor se sente ‘dono’ da comunidade, ele não troca sua marca pela concorrência”.
Ficha técnica
Título: FANDOM: Como transformar clientes em fãs que impulsionam sua marca
Autor: Fabio Tambosi (@tambosi.creative)
Editora: Bok2
Número de páginas: 252
Disponível na Amazon





















