Mercado demanda segurança para VoIP


Muito se fala hoje sobre o avanço do VoIP, mas pouco sobre a segurança necessária ao utilizá-lo. Quando se faz ou recebe uma ligação utilizando essa rede, automaticamente se abrem portas de comunicação com a Internet, permitindo que vírus ou hackers invadam o computador. Nesse processo, a necessidade de um firewall é primordial como uma proteção para monitorar a troca de dados, permitindo que apenas os pacotes relacionados ao VoIP sejam autorizados a chegar e sair. O firewall também verifica se a fonte da informação de origem é segura e se o destino da chamada é uma central VoIP e não um local que armazena dados e senhas.

“Com esta proteção é possível ter certeza que o lugar que se disca e o conteúdo trafegado nas portas do VoIP é uma ligação, não um vírus”, coloca Luiz Fernando, analista de suporte técnico da Kerio Technologies, fornecedora de software de segurança para a Internet.

No entanto, segundo o analista é preciso ter cuidado ao escolher o firewall. Muitos não estão preparados para reconhecer os dados de VoIP, considerando os formatos das ligações como invasores. “É preciso que a solução seja totalmente integrado ao VoIP. Caso o programa não tenha tratamento para esses pacotes muitos problemas acontecerão, como não conseguir receber e efetuar ligações, além de perda de dados de voz”, alerta Luiz Fernando.

Apesar do firewall ser capaz de proteger o sistema sozinho, a utilização de uma solução que integre também anti-vírus é essencial. “Por mais que o firewall proteja, é possível direcionar ataques de vírus ao servidor, atrapalhando a comunicação de voz e de rede”, comenta Luiz Fernando.

Percebendo esta necessidade de mercado foi que a fornecedora de VoIP, IP Corp, firmou parceria com a Kerio para a utilização do Kerio WinRoute Firewall. “O KWFl é uma solução completa para clientes que utilizam VoIP, pois não permite que os dados fiquem vulneráveis”, explica Alexandra Lima, gerente nacional de vendas da IP Corp.

Deixe um comentário

Rolar para cima