Patricia CalazansEm um dia destes sai correndo de casa para ir ao trabalho, estava atrasada. Meu objetivo era não chegar atrasada… Para isso andei rápido pela rua, até que tropecei e cai. Esta minha queda me fez refletir sobre minha vida e me perguntar: “Por que estou correndo tanto, sempre?”.
Fazendo analogia desta queda e com nossa vida profissional, pude aprender pelo menos três lições:
1ª Lição: Olhar para baixo – Aprendi que quando temos um objetivo não basta apenas focá-lo e sair correndo. Devemos olhar para baixo, ou seja, ter humildade ao percorrer o caminho.
2ª Lição: Superar os obstáculos – Quando nos deparamos com os obstáculos que surgem no nosso caminho temos duas opções. Ou ficarmos estirados no chão ou nos reerguermos, sacudimos a poeira e continuamos o nosso caminho pois mesmo um simples tombo tem algo a nos ensinar.
3ª Lição: Prestar atenção no caminho – Na nossa atividade profissional temos um objetivo e diariamente recebemos algum um desafio. Muitas vezes focamos o objetivo e esquecemos de analisar qual a melhor maneira para alcançá-lo. Não é correndo, atropelando o outro que conseguiremos atingi-lo. Devemos focar sim o objetivo mas considerando que tão importante quanto atingi-lo é como percorremos o caminho para chegar até ele.
Este caminho deve ser percorrido com companheirismo, amizade, bom relacionamento, para que possamos atingir o nosso objetivo maior. Toda a jornada na nossa vida deve ser percorrida com humildade, porque sempre temos algo a aprender com o outro, não importando a hierarquia ou o nível cultural. Todos os obstáculos nos fortalecem ao longo de nosso caminho e nos propiciam a oportunidade de novos aprendizados, mesmo que, a princípio, nos tirem de nosso equilíbrio e nos façam cair.
A cada dia aprendemos que o mais o importante não é apenas chegar lá, mas sim chegar lá juntos, exercitando a flexibilidade, valorizando o trabalho em equipe e vivenciando uma postura cooperativa, ética e amorosa. Para ter esta consciência, não precisamos trilhar o tão famoso caminho de Santiago de Compostela, às vezes o aprendizado está bem diante de nossos olhos, nas pequenas coisas que acontecer no nosso dia-a-dia e não damos a devida atenção. Felicidade e Sucesso !!!
Patricia Solange Araya Calazans é coordenadora de Qualidade da TMS Call Center.
