Mariana Abelha, diretora de Insights para Inovação, Marca e Comunicação na Skim

O que aproxima e afasta a Geração Z das marcas?

Pesquisa global da Skim aponta que jovens valorizam autenticidade e transparência

A Geração Z valoriza marcas que combinam qualidade, autenticidade e propósito. É o que revela um estudo global conduzido pela Skim, com 543 jovens, de 18 a 25 anos, em oito países: Estados Unidos, México, El Salvador, Guatemala, Brasil, França, Reino Unido e China. A pesquisa foi realizada utilizando o QualBot, ferramenta proprietária baseada em inteligência artificial, que permite a execução de diálogos dinâmicos, combinando técnicas qualitativas de forma escalável para entender como essa geração se conecta — ou se desconecta — das marcas.

Para esse público, a conexão verdadeira com uma marca está associada a atributos como inclusão e diversidade, preços justos e acessibilidade, presença digital ativa e inovação alinhada a valores claros. As marcas percebidas como realmente conectadas adotam um tom natural, oferecem valor acessível, se engajam nas redes sociais com linguagem próxima e demonstram compromisso genuíno com causas sociais e ambientais.

Quando questionados sobre o que as marcas estão fazendo de certo, os jovens apontaram autenticidade e transparência (44%), presença e engajamento digital (37%), acessibilidade e preços justos (37%), capacidade de seguir tendências e personalizar ofertas (34%), inclusão (29%), atuação com propósito claro (22%) e uso de humor e linguagem próxima (19%). Entre as críticas mais recorrentes, destacam-se comunicação forçada (“trying too hard” – 32%), foco excessivo no lucro (29%), preços elevados (27%), falta de diversidade (18%) e lançamento de produtos superficiais ou de qualidade duvidosa (17%).

Segundo a Skim, os resultados apontam caminhos claros para empresas que desejam conquistar e manter a liderança entre os jovens. “A liderança de marca entre jovens exige equilibrar relevância global com sensibilidade local, sendo inclusiva, transparente e consistente entre discurso e prática”, afirma Mariana Abelha, diretora de Insights para Inovação, Marca e Comunicação na Skim.

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