Beatriz Ramos, CEO da L-Founders of Loyalty

O valor dos selinhos no varejo mesmo com o avanço do digital

CEO da L-founders of Loyalty no Brasil descreve os motivos do êxito permanente da tradicional campanha de fidelização para os varejistas em geral

Em plena era da inteligência artificial e da hiperconectividade, uma ferramenta aparentemente simples continua desafiando o ceticismo e conquistando espaço no varejo brasileiro: o uso dos “selinhos” em programas de fidelização. Desde que chegou ao país, há pouco mais de uma década, a holandesa L-founders of Loyalty vem mostrando que, mesmo diante do avanço do digital, campanhas físicas — agora integradas a plataformas on-line e experiências digitais gamificadas — continuam a gerar emoção, engajamento e resultados concretos, conforme detalhou Beatriz Ramos, CEO da L-founders of Loyalty no Brasil, hoje (27), na 1230ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Enfrentando certa desconfiança sobre os “selinhos”, tanto quando chegou ao Brasil, em 2012, como depois, diante do avanço do digital, a L-founders of Loyalty segue contabilizando cases de sucesso. “Mesmo agora, em plena era da inteligência artificial, somos muito procurados pelas empresas buscando ajuda dos selinhos, por meio físico e digital, com gamificação, porque é uma modalidade que conquista o coração das pessoas.” Instigada a falar sobre os motivos disso, mesmo em tempos de aplicativos, cashback e programas 100% digitais, a executiva explicou que, “num mundo onde se tem tanta coisa para se pensar, o selinho surge como uma metodologia de fácil entendimento. Tudo acontece dentro da loja, tudo muito manual, didático, levando o consumidor a entrar na ‘brincadeira’”.

Ou seja, segundo ela, contrastando com o mundo digital, onde muitas vezes nem se sabe o que está acontecendo, “o fato da pessoa carregar uma cartela na bolsa, chegar na loja, pegar e colar o selinho, entregar a cartela, pegar o brinde, levar para casa e vê-lo materializado em cima da mesa da sala ou no armário da cozinha, é algo muito verdadeiro, real e tangível. Sem contar a troca de selinhos nos grupos de condomínio, nas filas dos caixas, ativando o lado emocional de forma muito natural. Ou seja, são momentos de conexão e descontração que acabamos causando nos pontos de venda que fazem com que essa campanha tenha, hoje, o mesmo sucesso atravessando décadas”. Conforme garantiu a CEO, esse êxito está no ápice em 2025, com a L-founders of Loyalty procurada por vários setores, vencendo de forma permanente o ceticismo dos que afirmavam que os selinhos físicos não iriam pegar por serem muito antiquados. “O que as pessoas não sabem é que, por trás dessa simplicidade, existe um trabalho muito grande com inovações à base de IA.” Outro aspecto destacado por Beatriz é o fator geracional dos selinhos, alcançando pessoas de todas as idades.

Convidada pela audiência a citar um grande case, a executiva destacou a campanha do Grupo Pão de Açúcar, que dava como brinde aos colecionadores dos selinhos as facas do chef Jamie Oliver, entre outras campanhas. Ela também falou do sucesso das campanhas abarcando figurinhas sobre diversos temas, com horários marcados dentro das lojas, juntando muitos colecionadores, reunindo famílias e atraindo até celebridades. “O maior valor agregado acontece pelo boca a boca dos consumidores aumentando o número de participantes sem parar.” Beatriz também comentou que a L-founders of Loyalty também contribui para estratégias digitais, dando o exemplo do shopping Iguatemi, cujo programa de fidelidade digital tinha uma representatividade de 2% no faturamento geral e, migrando para o híbrido, com os selinhos, se elevou a mais de 40%, melhorando inclusive, com a entrada de um elemento físico no processo, os controles sobre os cadastros, eventuais fraudes, etc.


O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1229 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (28), recebendo Bruno Sparapani, gerente-executivo de marketing de Huggies, que abordará o movimento estratégico de evolução a partir da voz do consumidor; na quarta, será a vez de Felipe Rebelatto e Rodrigo Hidaka, cofundadores da Novvo; na quinta, Andrea Nocciolini, diretora de marketing e branding do Inter; e, encerrando a semana haverá o Café da Manhã Híbrido – Entrevista ClienteSA, que debaterá o tema “Empresas com propósito: Como alinhar valores e ações à cultura cliente”, reunindo Wagner Mendonça, country manager da PayJoy, Marcelo Fonseca, Chief Revenue Officer na Fully Ecosystem, Mariana Lima, gerente de marketing e CX da Construtora Tenda, e Fernanda Peruffo, head de experiência do cliente do Klubi, e Vanessa Dutra, gerente de gestão de desempenho do Grupo Viamar.

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