Chatbot reconhece informações enviadas, seja por voz, texto ou imagem
A Perdigão anunciou o lançamento, em seu chatbot, solução com capacidade de ler conteúdos de áudios, fotos e mensagens de texto compartilhados pelos usuários para a identificação de ingredientes e, a partir das informações coletadas, criar receitas personalizadas. Com execução da marca Perdigão e das áreas de marketing e CRM da MBRF em parceria com a Marketdata&Match, DTI e WPPFLOW, a ferramenta busca aprimorar a experiência do consumidor ao conectar tecnologia e conveniência de forma natural, com maior praticidade e acessibilidade.
“A MBRF tem como compromisso permanente a qualidade e as necessidades dos consumidores — é isso que mantém nossas marcas como sinônimo de confiança e excelência. A Perdigão é exemplo dessa trajetória. Manter-se relevante por mais de 90 anos exige inovação constante, e é esse espírito pioneiro que guia cada evolução da marca, inclusive em sua frente digital. Com essa nova solução, a Perdigão reforça sua vocação para inovar e aprimorar a experiência dos consumidores, unindo tecnologia, sabor e relações humanas de forma intuitiva e inspiradora”, afirmou Luiz Franco, diretor de marketing e inovação da MBRF.
A jornada do consumidor começa com o reconhecimento de informações enviadas pelos usuários via chatbot Perdigão. Se a interação ocorre via áudio, a tecnologia utiliza o recurso Speech-to-Text da Google Cloud Platform, que realiza a transcrição automática das falas. Em seguida, o modelo Gemini 2.5 Flash, também da Google Cloud, analisa o conteúdo e identifica padrões importantes, personalizando a experiência. Neste processo, o sistema destaca elementos-chave como ingredientes mencionados, tipo de ocasião, número de pessoas e tempo disponível para preparo.
Na interação via imagem, a tecnologia vai além do reconhecimento básico de ingredientes. O modelo implementado é capaz de identificar detalhes visuais, gerando insights não apenas úteis para criar sugestões culinárias, como também para compreender preferências de comportamento e consumo.
Após coletar e interpretar todas as informações, o sistema utiliza a API da Perdigão para buscar e entregar a receita mais adequada ao perfil e ao contexto de cada usuário. Para Ramon Finelli, diretor de novos negócios da DTI, a novidade eleva a experiência do consumidor a um patamar inédito, liderando globalmente a convergência entre o marketing conversacional e a inteligência artificial para transformar o consumo em uma experiência personalizada, interativa e que reduz o desperdício de alimentos. “Essa solução evidencia como a inteligência artificial tem o poder de transformar interações cotidianas, agregando valor à jornada de consumo ao oferecer experiências mais práticas, personalizadas e conectadas às necessidades do público”.





















