Romain Dayan

Pesquisa da Ticket aponta avanço no uso de carteiras digitais

Mais da metade dos consumidores e restaurantes já utilizam meios digitais para pagar e receber

Se há poucos anos, pagar uma refeição com um simples toque no celular parecia algo distante, atualmente essa realidade está presente no dia a dia de milhões de brasileiros. O uso dos pagamentos digitais, que vêm transformando a experiência de compra e a operação dos estabelecimentos. Essa tendência é confirmada pela pesquisa “Mobile Payment” da Ticket, realizada com mais de 4 mil trabalhadores e cerca de 200 restaurantes em todo o Brasil. O levantamento revela que 51% dos consumidores já utilizam algum tipo de pagamento digital em restaurantes.

A modalidade mais popular é por meio de aproximação do celular, via carteiras digitais (51%), seguida pelo QR Code (39%). Entre os entrevistados, 75% afirmaram que o pagamento digital economiza tempo e torna a experiência mais prática, o que confirma a importância dessas tecnologias no dia a dia.

O estudo também mostra que a digitalização já é uma realidade consolidada entre os estabelecimentos: 98% dos restaurantes aceitam pagamentos digitais, e 62% relatam redução no tempo das transações quando o cliente usa o celular para pagar. Além disso, 53% consideram essas modalidades mais rápidas e práticas. Para os estabelecimentos, especialmente durante o horário de almoço, a agilidade representa um diferencial importante no atendimento e na fidelização dos clientes.

“Os pagamentos digitais deixaram de ser uma tendência e se tornaram uma necessidade. Eles trazem ganhos claros de eficiência para os estabelecimentos e conveniência para os consumidores, que buscam cada vez mais praticidade e segurança nas suas transações”, afirmou Romain Dayan, diretor de tecnologia das Américas. 

Entre janeiro e dezembro de 2025, o uso de pagamentos digitais com as soluções da Ticket cresceu cerca de 65% em relação ao acumulado até setembro. “A digitalização é um caminho sem volta, e seguimos investindo em soluções que simplificam o dia a dia das pessoas e dos estabelecimentos”, finalizou o executivo.

Deixe um comentário

Rolar para cima