PMEs devem ampliar investimentos em UC



Há um grande mercado em potencial para Comunicações Unificadas (UC) para pequenas e médias empresas. É o que revelou pesquisa encomendada pela Avaya, empresa de sistemas e serviços para comunicação corporativa e colaboração, e realizada pela Frost&Sullivan na América Latina. O estudo, realizado entre março e maio desse ano, ouviu 73 empresas, sendo 35,5% do Brasil, 23,3% do Chile, 20,6% da Colômbia e 20,6% do Peru e apontou que, entre os principais desafios desse mercado estão o acesso limitado ao crédito e alta tributação. Mas, ainda assim, destaca o pleno crescimento e a intenção em investimentos em tecnologia nos próximos anos pelo segmento.

 

O resultado reforça uma das principais vertentes da estratégia da Avaya no País – expandir a atuação no segmento de PMEs. Até 2015, a expectativa da é que esse segmento represente 20% da receita da operação brasileira. De acordo com Nelson Campelo, presidente da Avaya Brasil, UC é uma das áreas com maior crescimento da Avaya no Brasil. “Hoje, a Avaya estima que o mercado total de UC no Brasil gira em torno de 350 milhões dólares, alcançando crescimento de cerca de 12% ao ano. Alinhado a isso está o grande número de PMEs no Brasil – segundo o Sebrae, são mais de 6,1 milhões”, afirma o executivo.

 

Apesar de ainda pouco utilizada entre as PMEs, esse mercado já reconhece os benefícios das Comunicações Unificadas. Prova disso é que 50% das empresas envolvidas na pesquisa afirmaram que têm planos de investir pelo menos 10 mil dólares em uma ou mais ofertas desse perfil no próximo ano e que 25% das corporações que ainda não possuem telefonia IP (62% no total) pretendem migrar entre 2012 e 2013. “A mobilidade aumenta a produtividade das empresas, permitindo fácil acesso aos dados, independentemente do local ou do device do usuário e as soluções de UC otimizam e fomentam ainda mais esse fenômeno. Por meio do estudo, pudemos identificar que as PMEs que já utilizam ferramentas de UC afirmam que o maior diferencial dessas soluções está em potencializar essa colaboração, permitida pela mobilidade. A pesquisa sinalizou também que, entre as empresas que não usam UC, mas que têm intenção de adquirir, a web conferencing aparece como a ferramenta mais popular”, completa o presidente da Avaya.

 

Outra característica do mercado SMB, de acordo com a pesquisa, é a preferência pelo modelo SaaS (software como serviço). Das empresas entrevistadas, 59% preferem essa modalidade de contratação. Quando faz esse recorte tendo como base apenas as empresas brasileiras, esse número sobe para 70%. “Esse resultado também está alinhado com a estratégia traçada pela Avaya Brasil, de investir na ampliação de sua presença no mercado PMEs com as ofertas de UC por meio do modelo SaaS”, explica Campelo.

Deixe um comentário

Rolar para cima