Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch para a América Latina

Quase 80% dos brasileiros querem comunicações financeiras personalizadas

Pesquisa da Sinch aponta que percentual supera a média global de 49,3% e reforça avanço da confiança em soluções digitais financeiras no Brasil

O comportamento financeiro digital está mudando a forma como os brasileiros interagem com bancos e instituições financeiras. Segundo a pesquisa global “The State of Customer Communications 2025”, conduzida pela Sinch, especializada em comunicação conversacional na nuvem, 78,6% dos brasileiros querem ou esperam receber comunicações personalizadas de instituições financeiras com base em sua situação atual. O dado é superior à média global, de 49,3%, e evidencia a confiança crescente em tecnologias digitais aplicadas às finanças pessoais.

Além disso, a pesquisa mostra que 30% dos brasileiros preferem receber comunicações financeiras por aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Messenger; 43,6% esperam receber atualizações semanais sobre o status de suas contas; 80,5% consideram essenciais notificações sobre possíveis fraudes; 65% se mostraram dispostos a utilizar soluções baseadas em IA para receber recomendações financeiras personalizadas; 55,3% querem receber mensagens dentro de aplicativos e 47,9% valorizam recomendações personalizadas para melhorar a experiência como cliente; e 75,1% desejam receber alertas imediatos em caso de atividade suspeita em suas contas.

“Os consumidores brasileiros estão cada vez mais conectados e exigem que suas instituições financeiras ofereçam informações relevantes, rápidas e seguras. A adoção de inteligência artificial e canais digitais não é apenas uma tendência tecnológica, mas uma resposta direta à necessidade de confiança, eficiência e personalização na experiência do cliente”. comentou Mario Marchetti, diretor-geral da Sinch para a América Latina.

A pesquisa indica ainda que canais digitais se consolidam como aliados estratégicos: 74,9% dos brasileiros consideram mensagens de verificação via RCS mais confiáveis, e muitos preferem resolver possíveis fraudes por telefone (36,2%) ou aplicativos/portais de clientes (28,8%).

Metodologia

A pesquisa The State of Customer Communications 2025 da Sinch ouviu 2.800 consumidores em 12 países e mais de 1.600 líderes de negócios em quatro setores (Finanças, Saúde, Varejo e Tecnologia). No Brasil e no México, foram 407 respostas de consumidores, sendo 257 do Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima