Rakky Curvelo, senior marketing manager na HubSpot para o Brasil

Quase 98% dos profissionais de marketing pretendem ampliar o uso de IA

Segundo pesquisa da Hubspot, 95% deles tiveram impacto positivo no ROI e 72% melhorias significativas na qualidade do conteúdo com uso de inteligência artificial

A HubSpot, plataforma de gestão de negócios e CRM, anunciou o lançamento do estudo “A Realidade do Marketing no Brasil 2025“, que apresenta um panorama sobre as transformações no marketing brasileiro diante do avanço da inteligência artificial, mudanças nas expectativas do consumidor e a necessidade de estratégias mais conscientes e personalizadas que moldarão o setor em 2025. A pesquisa revela que 97,9% dos profissionais de marketing no país pretendem aumentar o uso de IA em suas estratégias ao longo de 2025. A adoção da tecnologia tem gerado impacto real: 95,4% observaram aumento no ROI e 72,3% relataram melhora significativa na qualidade das entregas com o uso de soluções baseadas em IA.

“Estamos passando por uma transformação profunda no marketing brasileiro. A IA deixou de ser um diferencial para se tornar essencial no dia a dia dos profissionais de marketing e de conteúdo. As empresas estão adotando a IA em suas estratégias de marketing não apenas para economizar tempo, mas também porque estão conseguindo resultados consolidados, democratizando o acesso a estratégias de marketing de alto nível no país”, afirmou Rakky Curvelo, gerente sênior de marketing da HubSpot Brasil.

Com base em entrevistas com 1.200 líderes de marketing na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, com um recorte específico com 550 profissionais de marketing no Brasil, a pesquisa fornece um panorama detalhado sobre a transformação do setor impulsionada pela inteligência artificial, pela personalização e por novas exigências do consumidor. Entre os principais destaques obtidos pela pesquisa, estão os seguintes:
 

Marketing personalizado gera resultados: 96% dos entrevistados relataram aumento nas vendas com campanhas personalizadas;

Estratégias promissoras: Criação multimodal com IA, marketing consciente com propósito, campanhas personalizadas em escala e marketing orientado por dados;

O conteúdo visual domina: Vídeos curtos são os formatos que trouxeram mais resultados em menor tempo (80%), seguidos por transmissões ao vivo (39%), conteúdo gerado por usuários (35%), conteúdos interativos (30%) e podcasts ou outros conteúdos de áudio (23%);

Plataformas em alta no Brasil: Instagram (89%), TikTok (58%) e YouTube (51%) são os canais mais promissores;

Foco nas novas gerações: Millennials e Geração Z são as prioridades em estratégias B2B e B2C. As campanhas precisam ser culturalmente adaptadas para atrair esses públicos;

Marketing de influência ganha maturidade: 43% das marcas B2B e 44% das B2C apostam em micro influenciadores (10k a 99k seguidores) para engajar comunidades de nicho, pois são os que trazem melhor retorno no Brasil. Além disso, 86% acreditam que influenciadores gerados por IA serão comuns até o final de 2025;

Desafios com dados: Privacidade e qualidade dos dados são os maiores entraves para ações mais eficazes. Entre os apontamentos, estão: desconfiança na coleta de dados (46%), aumento das regulações (33%) e baixa qualidade dos dados (28%).

Adaptação local é essencial no Brasil

A pesquisa destaca, ainda, a necessidade de adaptação ao contexto brasileiro, com foco em redes sociais locais, formatos de pagamento como PIX e campanhas que dialoguem com a cultura nacional. “Entender as nuances culturais e comportamentais do consumidor brasileiro não é mais diferencial, e sim pré-requisito para as empresas”, reforçou Rakky.

Neste contexto, 69% das empresas disseram que adaptam suas estratégias globais ao contexto brasileiro, seguido por estratégias de influenciadores locais (46%) e modificações no marketing de conteúdo para ressoar culturalmente com a audiência brasileira (37%). Marcas como Coca-Cola e Havaianas são citadas como exemplos de sucesso ao localizarem suas estratégias de maneira autêntica e impactante.

A adaptação das estratégias de e-commerce para implementar métodos de pagamento locais como PIX e boleto (27,67%), também refletem as particularidades do comportamento de consumo nacional. Estes números mostram que o sucesso no mercado brasileiro não vem da importação de estratégias globais, mas de uma cuidadosa adaptação às preferências, comportamentos e cultura locais.

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