Nos últimos dois anos, a utilização do marketing promocional por meio de campanhas direcionadas e interativas, promoveu excelentes resultados para as principais marcas em relação à exposição, divulgação e aumento nas vendas de produtos e serviços, quando nos referimos ao meio de comunicação que mais cresce no mundo: o celular.
Por se tratar de um equipamento personalizado e um canal com múltiplas funcionalidades, as empresas incorporam o mobile marketing à estratégia de suas ações. De acordo com o mais recente relatório da ABI Research, o mercado movimentou US$ 1,8 bilhões em 2007 e a grande evolução foi a integração em campanhas cross-media.
Um ponto importante que as companhias promotoras têm observado nesse aspecto é que as ações que envolvem essa mídia obtêm um nível de resposta sobre o consumidor variando de 30 e 50%, atingindo assim o seu público-alvo, principalmente quando promocionadas por campanhas que oferecem prêmios instantâneos e/ou semanais.
Mesmo que essa seja a aposta mais provável para ser a grande mídia do futuro, os planejadores envolvidos com a área ainda buscam identificar possíveis erros, para assegurarem que os relacionamentos estabelecidos com os clientes não sejam rotulados de “spammers”. Para isso, operadoras, integradores e agências envolvidas com Mobile Marketing buscam as melhores práticas e diretrizes já utilizadas em outros países como: escolha, controle, personalização, consideração, restrição e confidencialidade. Esses aspectos certamente farão parte do Código de Conduta que deverá muito em breve estar definido.
Infelizmente, a imensa maioria dos 111 milhões de usuários de celular no País não possuem aparelhos com suporte para aplicações, porém isso não acontece quando falamos em SMS texto. As empresas que anunciam através do celular sabem que possuem uma mídia muito mais eficaz e poderosa, se comparada às mídias tradicionais, pois o celular é o meio mais próximo e mais íntimo do consumidor. O grande desejo e expectativa das empresas anunciantes é criar cada vez mais relacionamentos com os usuários de telefonia móvel, expandindo assim o Mobile Marketing e deixando 2008 como o ano promissor dessa mídia, uma vez que teremos mais e novos aparelhos chegando ao mercado com planos atraentes ao consumidor.
Por se tratar de um equipamento personalizado e um canal com múltiplas funcionalidades, as empresas incorporam o mobile marketing à estratégia de suas ações. De acordo com o mais recente relatório da ABI Research, o mercado movimentou US$ 1,8 bilhões em 2007 e a grande evolução foi a integração em campanhas cross-media.
Um ponto importante que as companhias promotoras têm observado nesse aspecto é que as ações que envolvem essa mídia obtêm um nível de resposta sobre o consumidor variando de 30 e 50%, atingindo assim o seu público-alvo, principalmente quando promocionadas por campanhas que oferecem prêmios instantâneos e/ou semanais.
Mesmo que essa seja a aposta mais provável para ser a grande mídia do futuro, os planejadores envolvidos com a área ainda buscam identificar possíveis erros, para assegurarem que os relacionamentos estabelecidos com os clientes não sejam rotulados de “spammers”. Para isso, operadoras, integradores e agências envolvidas com Mobile Marketing buscam as melhores práticas e diretrizes já utilizadas em outros países como: escolha, controle, personalização, consideração, restrição e confidencialidade. Esses aspectos certamente farão parte do Código de Conduta que deverá muito em breve estar definido.
Infelizmente, a imensa maioria dos 111 milhões de usuários de celular no País não possuem aparelhos com suporte para aplicações, porém isso não acontece quando falamos em SMS texto. As empresas que anunciam através do celular sabem que possuem uma mídia muito mais eficaz e poderosa, se comparada às mídias tradicionais, pois o celular é o meio mais próximo e mais íntimo do consumidor. O grande desejo e expectativa das empresas anunciantes é criar cada vez mais relacionamentos com os usuários de telefonia móvel, expandindo assim o Mobile Marketing e deixando 2008 como o ano promissor dessa mídia, uma vez que teremos mais e novos aparelhos chegando ao mercado com planos atraentes ao consumidor.
Luiz Santucci Filho é vice-presidente Sales & Distribution Brazil da CycleLogic Mobile Solutions. E-mail: [email protected]