Está em dúvida? “Pegue o trem”!

0
2


Vou dividir com vocês algo que ocorreu comigo. Um amigo estava desanimado e desmotivado com o trabalho. Depois de tantos “des” – estes foram apenas alguns deles – desabafando comigo, fiquei pensando em seus problemas. Gostaria de dar uma mensagem para que o “ressuscitasse” desta morte súbita, que não desabasse no ostracismo que se encontrava. Pois uma de suas piores frases foi: “Isto não é uma empresa é uma funerária”.

Bom… pensei, pensei e pensei. Pedi a iluminação divina e veio uma única frase: “Pegue o trem”. Ele ficou atônito. Não entendeu nada. Mas consegui meus objetivos, chamei-o de volta à realidade e pude lhe esclarecer a seguinte lógica: “olhe para trás, respire, busque a energia com isso, controle as emoções e vá atrás de novos horizontes”. Se deixar as dificuldades se transformarem em problemas a situação ficará cada vez mais difícil. Nós temos momentos na vida para AGIR, INTERVIR e ASSISTIR. Este foi o momento de apenas Intervir e depois Assistir. O agir só pode ser com quem está passando uma dificuldade e, para transpor, somente com atitude é viável.

Observe o quanto o prefixo “des” pode intervir em sua vida. Seu significado tem o “tom” negativo das palavras: oposição, negação ou falta.

“Pegue o trem” e reveja suas posições durante a vida, reestruture seus pensamentos e hábitos. Analise a que ponto está de suas metas – se é que você já possui uma. Caso não a tenha, por favor providencie. Pois, sem ela, como sabe onde quer chegar e como?

Todos temos que nos transformar em um líder e um colaborador de nossos próprios passos, seguindo todos os caminhos e objetivos que um líder em sua essência segue. Liderança pressupõe formar outros lideres. Assim, com certeza, dentro de seu próprio lar você estará formando novos lideres do futuro, e muito do que hoje está passando – e que irá superar – não fará parte destes novos líderes.

Lembre-se sempre, passado é passado e o futuro está por vir. A única situação que você realmente tem um certo “controle” é a do presente que, por conseqüência, formará seu futuro e de seus colaboradores, tanto na vida profissional quanto pessoal. Lembre-se do artigo anterior sobre procrastinação. Não deixe para amanhã. Realize um mapa mental de seus objetivos e novas metas. Analise o que é necessário ser realizado para atingi-las. Formate planos “B” para qualquer eventualidade. Só não fique na mesmice do dia-a-dia que este mundo lhe impõe. Seja seu próprio Líder. E quando tudo mais falhar e os “des” aparecerem, não tenha dúvida: “Pegue o Trem” e comece tudo novamente.

Lembre-se de que um atleta de “salto em distância” toma uma distância para correr e impulsionar o seu corpo para o seu salto. E, a cada vez, um centímetro a ser superado se torna mais e mais difícil. Diz um ditado popular: “às vezes precisamos dar um passo atrás para dar dois à frente”. Nos detalhes e na obstinação da eterna busca está o Sucesso. Fica difícil chegarmos a algum lugar se:

1. Não soubermos onde queremos estar;
2. Não tivermos planos de ação para atingir os objetivos e metas;
3. Não formos flexíveis e adaptáveis;
4. Não soubermos recuar em alguns momentos;
5. Não estivermos preparados para alguns momentos difíceis que porventura aparecerem;
6. Não estivermos conscientes de nossa realidade, pois só nos conhecendo bem podemos enaltecer nossos pontos fortes e melhorar os fracos.

Prepare-se e não desista. A cada dia a competição em todos os setores será mais difícil. Basta se preparar. Sucesso a todos!

Júlio de Carvalho