Novidade em nuvem

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A Salesforce.com, empresa de desenvolvimento de ferramentas de CRM e softwares sob demanda, desenvolveu plataforma de CRM a partir da tecnologia em cloud computing. Para complementar a solução, a empresa anunciou uma parceria com a TOPi, consultoria em gestão de negócios. A plataforma reúne os três grandes desejos dos clientes: time to value, facilidade de uso e falta de preocupação com a infraestrutura, segundo Enrique Perezyera, presidente da Salesforce.com para a América Latina e Caribe. “São aplicativos fáceis de usar, e as informações que eles permitem concentrar possibilitam a tomada de decisões estratégicas pelos gerentes”, comenta.
A ligação full time entre o sistema e o mercado elimina a perda de oportunidades de negócios devido à falta de atualizações do software. “Pesquisas mostram que apenas 1/3 dos clientes possuem a versão mais atualizada do software que utilizam”, destaca Peter Coffee, diretor da plataforma de investigação Salesforce.com. Ao utilizar a plataforma, os clientes podem reaproveitar a própria base de dados. Um exemplo é a Petrobras que, com o investimento inicial de US$ 50 mil, recebeu a implantação completa do serviço em duas semanas e subiu a receita em 83%.

Na América Latina, mais de mil empresas adotaram a plataforma em cloud computing da Salesforce.com, com destaque para o Brasil. “O empresário brasileiro tem uma grande visão tecnológica, é competitivo e gosta de conhecer as novas tecnologias para aproveitar em seu negócio”, destaca Perezyera. “O Brasil está adotando soluções em nuvem quatro vezes mais rápido do que muitos mercados maduros da Europa e dos Estados Unidos”, completa Coffee.

A adoção de um parceiro local como a TOPi ajudou a empresa a entrar em uma nova comunidade sabendo quem eram seus parceiros confiáveis e quais as competências e serviços necessários para adaptar as vantagens em nuvem. “A TOPi fez um trabalho de análise de processos de negócios. Forneceu assessoria em treinamento, integração, porte e gestão da informação para o relacionamento com o cliente”, explica Perezyera.
“A principal inovação está na utilização dos dados. Não basta ter informação. É necessário usá-la da maneira mais inteligente, integrando bases e tendo soluções tecnológicas que se adaptem a qualquer ambiente”, afirma a presidente da TOPi, Patrícia Rozenbojm. “Precisamos de uma cultura sobre como utilizar e se comunicar por meio dos novos canais de comunicação existentes no mercado”, completa.

NOVAS MÍDIAS

O Salesforce Chatter, incluso na plataforma, segue a tendência do uso das redes sociais pelo mercado. Além de monitorar o que se diz a respeito da empresa na rede e detectar erros, problemas ou alterações no sistema, o aplicativo facilita a formação de comunidades de parceiros e clientes. “O que o Chatter faz é juntar o comportamento dinâmico das redes sociais com o nível de controle e segurança que as empresas necessitam”, afirma Coffee. Para comparar, Coffee afirma que o modo de construir o banco de dados é como um produto feito à mão. Apesar de o produto ser o mesmo, em matéria de segurança são combinadas várias necessidades dos clientes. “A nuvem é como um supermercado. Você pode comprar armazenamento, computação, conectividade social, colaboração, aplicação e construir ferramentas dos mais variados fornecedores”, completa.