Todos nós observamos o acaso da vida e dos negócios, mas muitos não são completamente conscientes dos tipos de implicações a que somos submetidos. Em muitas situações a aleatoriedade dos acontecimentos não é distribuída de acordo com a curva normal, que todos nós aprendemos em um curso básico de Estatística. Ao contrário, algumas coisas são dispersas de acordo com o que é conhecido como Power Law, um tipo de distribuição exponencial.
A famosa regra 80-20, que serve como um bom guia geral sobre como a rentabilidade do cliente está geralmente distribuída, é um bom exemplo de Power Law. Também conhecido como Principio de Pareto, a regra 80-20 indica que 20% de seus clientes normalmente geram cerca de 80% de seu lucro.
A chave para entender por que uma distribuição desse tipo é diferente de uma curva normal é perceber que as Power Laws continuam com o mesmo tipo de distribuição. Se os lucros do seu cliente são distribuídos de acordo com a regra 80-20, logo, 20% dos 20% de seus clientes também produzem 80% daqueles 80% de lucros. Em outras palavras, apenas 4% de seus clientes (20% de 20%) serão responsáveis por 64% do seu lucro (80% de 80%). Multiplique este número novamente e você verá que metade do seu lucro virá de menos de 1% de seus clientes, etc.
No entanto, a mesma regra também trabalha de forma inversa. Se 80% de seus clientes respondem por apenas 20% de seus lucros, então 64% correspondem a apenas 4% dos lucros e metade de seus clientes, em conjunto, produzem menos de 1% de seus lucros.
É fácil ficar confuso com isso, porque muitos dos fenômenos naturais que observamos na vida cotidiana são distribuídos de acordo com a curva normal mais intuitivamente compreensível. Para entender a diferença, lembre-se que a altura humana é distribuída de acordo com uma distribuição normal. Se você andar por uma rua lotada da cidade e catalogar as diferentes alturas das pessoas que você encontrar, as possibilidades são de você ocasionalmente ver um adulto mais alto que 2 metros ou menor que 1,50 metros, mas as chances de encontrar alguém mais alto ou mais baixo são infinitamente pequenas.
Por outro lado, a renda pessoal não tem limite e é distribuída de acordo com uma Power Law. Se a altura humana fosse distribuída da mesma forma que o rendimento pessoal é distribuído, a maioria das pessoas estaria na faixa entre 2 metros e 1,50 metros de altura, mas muitos seriam realmente menores que um metro de altura, e a maioria das pessoas teriam apenas alguns centímetros de altura. Haveriam também pessoas de 20 e até 30 metros de altura. Se ocorrer de você pensar nas duas pessoas mais altas no mundo, Bill Gates e Warren Buffet, seriam cada duas torres sobre a cidade, com suas cabeças a quilômetros de altura.
Uma distribuição segundo a Power Law caracteriza muitos tipos de quantidades mensuráveis que são baseadas em redes, incluindo a proliferação crescente das redes sociais. Podemos utilizar a distribuição Power Law para caracterizar coisas como o número de comentários acumulados pelos diferentes blogs, ou o número de espectadores de diferentes vídeos do You Tube, ou o número de seguidores do Twitter adquirido por vários usuários.
Mas a questão é: os ciclos econômicos, os comentários em blogs, os seguidores do Twitter, e a popularidade de filmes, livros, ou músicas, vêm em ondas randomizadas distribuídas de acordo com uma Power Law. Os altos e baixos da nossa economia não são distribuídos normalmente, na maneira que você observaria ao longo de uma curva normal. Portanto tenha isso em mente na próxima vez que você quiser saber sobre a gravidade de uma recessão ou um estouro no mercado de ações.
Continue a conversa: Visite o blog de Don e Martha, www.peppersandrogersgroup.com/blog.