Profissionalismo de sucesso



“Esse é um prêmio realmente importante. Tive todo o apoio para poder exercer essa atividade e, desde o início até o momento do prêmio, toda a estrutura de RH e endomarketing trabalharam bastante para esse reconhecimento”, afirmou Augusto Mello, superintendente executivo de cobrança da Losango e vencedor da láurea dourada que representa o executivo mais votado entre as Personalidades ClienteSA IRC+ 2009.

Há 11 anos no mercado de cobrança, fazendo toda a parte de gestão de empresas terceirizadas, de sites internos, planejamento de cobrança, entre outras funções, Mello diz que a área é uma oportunidade que propicia trabalhar em várias atividades como o marketing, estatística e relacionamento. Antes da Losango, o executivo atuou em empresas como Embratel, Fininvest, GE Consumer Finance Brasil, Witrisk, Hoepers e HSBC Bank Brasil.

Reconhecendo a evolução do mercado, apesar do ano difícil para todo o segmento econômico por conta da crise, Mello está otimista. “Para a cobrança, vai ser um ano de muitas oportunidades e tenho certeza que tanto as empresas quanto os profissionais vão se destacar ainda mais”, conclui.

 

Alto crescimento
Marco Antonio Theodoro aposta na tecnologia para o avanço do setor

“O prêmio mostra o profissionalismo e amadurecimento de toda essa atividade de cobrança e abre espaço também para as outras iniciativas de crédito, de recuperação de ativos, de avaliação de agravamento, de renitência, entre outros recursos que fazem parte do segmento”, afirma Marco Antonio Theodoro, diretor de novos negócios da Tivit e vencedor do Personalidades ClienteSA IRC+ 2009, na categoria Empresa de cobrança em callcenter.

Trazendo na bagagem 18 anos de experiência, Theodoro acredita que o mercado cresceu significativamente e hoje é possível considerar que estamos na era da tecnologia, com processos e profissionais muito mais qualificados. “Antigamente, você entrava na atividade como um ´bico´, como uma forma de tentar ganhar algo mais, complementar a renda. Hoje não, as pessoas entram de maneira consciente na atividade”, explica.

Resultado do trabalho de diversas pessoas, o executivo reconhece a importância do prêmio e agradece: “Foi muito importante ter ganho o prêmio, porque, como profissional, eu me sinto reconhecido, fico muito feliz.

Compartilho esse prêmio com os colegas da Tivit e com todos aqueles que souberam ou tiveram a oportunidade de me auxiliar nessa trajetória”. Antes da Tivit, Theodoro passou por empresas como Banco Nacional, TVA, Quatro/A, Atento, CBCC/Teleperformance e CSU Cardsystem.

 

Otimismo no setor de cobrança
Marcelo Kekligian aposta no uso do conhecimento para a otimização das empresas

“Todo e qualquer prêmio que reconheça os profissionais que tiveram atuação particular para o mercado de crédito e cobrança é extremamente importante, principalmente porque é um mercado que está em desenvolvimento”. Dessa forma, Marcelo Kekligian, presidente da Equifax e vencedor do troféu Personalidades ClienteSA IRC+ 2009, na categoria Prestadora de serviços, define a importância do prêmio para o mercado. “Trabalho com isso desde 1987, e posso dizer que o reconhecimento desta área é muito importante.”

Ao longo dos 22 anos de carreira, Kekligian viu as principais mudanças do setor acontecerem. Segundo ele, a área de cobrança era marginalizada dentro das empresas e hoje, com o crescimento, é uma fonte de receita, tendo as mais sofisticadas soluções disponíveis no mercado. “É fantástico ver isso, pois é uma área que, apesar de as pessoas pensarem que é igual, está em constante renovação”, explica.

Para o futuro, o executivo acredita que unir informação com tecnologia para obter conhecimento é o ponto mais importante. “É nesse caminho que as empresas devem focar para alcançar o sucesso”, conclui.

 

Aprendizado vencedor
Sandro Alexandre de Almeida prima pela excelência nos negócios

Quinze anos atrás, Sandro Alexandre de Almeida iniciou a carreira em um banco, na função de cobrador temporário, com baixa probabilidade de efetivação, como ele mesmo afirma. “Mas com dedicação e atenção, procurei fazer o melhor que podia. Tive bons professores que me ensinaram a ouvir e executar”, completa. Hoje, o diretor de crédito e cobrança do Carrefour colhe os frutos do aprendizado, recebendo o troféu Personalidades ClienteSA IRC+ 2009, na categoria Comércio – Varejista. “A importância em receber o prêmio é do tamanho da responsabilidade e imprime um sentimento de realização”, comemora. Formado em Direito, Almeida já passou pelo Fininvest, Bankboston, CCF, HSBC, Santander e Citigroup.

Sobre o mercado de crédito, o executivo vê com cautela o atual momento. “Toda reserva de conhecimento, além do acesso a ferramentas e informações disponíveis no mercado, serão importantes para essa travessia. Foco no resultado, controle de custos e desenvolvimento das equipes serão priorizados”, comenta. Porém, avisa que todo o mercado sairá mais maduro desta fase. “A concessão e o comportamento do crédito serão mais estudados. Esses dados terão impacto nas soluções de recuperação de crédito, dos clientes e do relacionamento, possibilitando e priorizando soluções sustentáveis”, conclui.

 

Uma oportunidade à vista
Consuelo Amorim aposta no mercado de crédito com a Sigma Soluções

Em 2006, Consuelo Amorim resolveu montar uma empresa para atuar, entre outras áreas, na de recuperação de crédito. Nascia a Sigma Soluções. De pequeno porte, a companhia tem feito um trabalho especializado em alguns nichos onde a retenção dos clientes se torna a diferença entre o prejuízo e o resultado da operação. Como reconhecimento do mercado, Consuelo recebeu o troféu Personalidades ClienteSA IRC+ 2009, na categoria Empresa de cobrança. “O prêmio serve como estímulo para que empresas incrementem o trabalho e atuem cada vez mais de maneira correta. É um incentivo para continuarmos investindo no setor”, afirma.

Com experiência profissional distribuída entre diversos segmentos – têxtil, financeira, administração de serviços, informática e consultoria -, Consuelo foi por seis anos presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, a Abac. “Foi nessa época que surtiu muito claro na minha cabeça o quanto é importante se reter clientes, porque nessa área os prazos de pagamento são muito longos. Ter esse cliente sempre com você e trabalhar a fixação dele é extremamente importante”, explica.

 

A aposta no relacionamento
Myrian Helena Naime traz experiência conquistada no mercado de contact center para a cobrança

Há dois anos no mercado de cobrança, Myrian Helena Naime tem na sua experiência na área de contact center o motivo do sucesso alcançado à frente da diretoria de relacionamento com clientes do Uol. Vencedora do Personalidades ClienteSA IRC+ 2009, na categoria Internet, Myriam construiu a carreira gerenciando centrais de atendimento voltadas à fidelização de clientes, mesmo objetivo que busca nas operações de cobrança do Uol. “Esse prêmio é uma maneira de estimular os profissionais que trabalham no setor. Fiquei muito honrada por receber esse reconhecimento”, comemora.

Socióloga de formação, Myrian começou a carreira no Instituto de Defesa do Consumidor, o Idec. Depois passou pela área de serviços a clientes em empresas como Lacta, Sharp e Credicard. “Estou na área de relacionamento desde 1990, sendo assim, pude acompanhar de perto todas as mudanças ocorridas no mercado”, revela. No Uol, Myrian conta que prima por ter uma visão de CRM. Existe um investimento muito forte para dar sustentação ao relacionamento com o cliente. “Nós buscamos ter uma visão única desse cliente, seja no momento da aquisição, da manutenção, de recuperação do crédito, ou até no momento de uma suspensão de assinatura”, explica.

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