Aprovação de crédito pode aumentar em até 16% com a reanálise, aponta estudo da Serasa Experian
A Serasa Experian realizou um estudo que mostra que bancos podem aumentar, em média, em até R$ 26 milhões a receita com financiamentos para pessoa física ao adotarem um modelo de reanálise de crédito para clientes inicialmente recusados. A solução, conhecida como repescagem de negados, consiste em uma segunda avaliação de propostas negadas, com base em critérios complementares e informações adicionais à política de crédito vigente.
O levantamento foi realizado com base na carteira de seis instituições financeiras que oferecem financiamento simulando um segundo nível de análise na política de crédito. “O estudo mostra o potencial presente em uma base que foi negada em um primeiro momento e o quanto isso representa financeiramente para o segmento”, explicou Gustavo Monteiro, diretor de produtos e tecnologia de plataformas da Serasa Experian.
Em termos percentuais, o aumento médio de receita identificado no estudo corresponde a uma elevação de quase 16% nas aprovações de crédito sem comprometer os índices de inadimplência que o credor considera aceitáveis. Isso é possível graças a uma reavaliação mais detalhada dos perfis inicialmente recusados, com base em informações complementares como o comportamento recente de pagamento, evolução do score e o grau de severidade das dívidas.
“Ao lançar um novo olhar para o pool de clientes negados, via repescagem, é possível ampliar significativamente a carteira de crédito sem comprometer a segurança da operação. Ao entender o comportamento e o perfil de cada consumidor, reconhece-se o motivo da primeira negativa e conseguimos entender quais estão aptos a serem aprovados. Somado a isso, por ser uma análise complementar, não demanda uma alteração na política de crédito da empresa – o que permite uma atuação pontual e de acordo com a estratégia de negócios de cada player. Com isso, permite a ampliação dos ganhos, sem comprometer a taxa de inadimplência praticada”, explicou Flavia Oliveira, diretora de go-to-market de soluções de crédito e plataformas da Serasa Experian.





















