Empresas poderão também ter acesso a informações sobre capacidade de pagamento, comprometimento e origem da renda
A Serasa Experian anunciou o lançamento da quarta geração da solução de renda, o Renda 4.0, que chega ao mercado com tecnologia avançada e 45% a mais de assertividade em relação à versão anterior. “Com essa evolução, credores e empresas terão acesso a estimativas mais acuradas, otimizando a concessão de crédito e reduzindo riscos”, garantiu Giresse Contini, diretor de serviços de crédito da Serasa Experian.
De acordo com o executivo, “o impacto dessa modernização é significativo, pois o incremento na precisão da identificação da renda disponível dos consumidores tem potencial de liberar até R$21 bilhões em crédito, valor equivalente a 1,8% do PIB nacional. Esse novo modelo permite uma redistribuição mais fiel dos perfis em faixas salariais condizentes com a realidade financeira, promovendo um mercado mais equilibrado e inclusivo”.
Considerando diversas faixas salariais, todas tiveram aumentos expressivos na acurácia, com algumas chegando a mais de 100% de incremento, especialmente nas faixas de renda mais altas. “A tecnologia e a atualização recorrente são essenciais para um mercado de crédito mais seguro e eficiente, trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores. Com o Renda 4.0, garantimos que os credores tenham acesso a informações cada vez mais precisas e confiáveis, reduzindo a inadimplência e permitindo decisões mais assertivas, enquanto os consumidores aumentam suas chances de obter crédito”, afirmou Contini.
Além do Renda 4.0, a Serasa Experian também apresenta o Renda+, uma versão premium do produto que entrega, junto com a renda, a capacidade de pagamento, a origem da fonte da renda do consumidor e o nível de comprometimento da renda com despesas financeiras, proporcionando uma visão ainda mais detalhada do perfil do consumidor, gerando mais confiança na análise de crédito.
Tecnologia e inovação impulsionando o crédito
A atualização faz parte da nova estratégia da Serasa Experian de versionamento contínuo e muito mais rápido de produtos B2B, garantindo que empresas e instituições financeiras tenham sempre acesso às versões mais avançadas e eficazes das soluções. “Esse modelo permite que os clientes da Serasa Experian tenham atualizações recorrentes que melhoram sistematicamente seus processos de análise de crédito e tomada de decisão”, assegurou o diretor.
A modernização inclui também a migração para a nuvem e integração via APIs, permitindo um acesso mais ágil e seguro às soluções. A empresa já implementou essa abordagem em produtos como o Score em tempo real e prevê a expansão para todo seu portfólio de produtos. As versões 1 e 2 do Renda serão descontinuadas até agosto de 2025, garantindo que todos os clientes estejam operando com as soluções mais modernas e eficientes.
“Queremos que o mercado de crédito evolua na mesma velocidade que a tecnologia. O versionamento ágil e contínuo dos nossos produtos, bem como a descontinuação de versões antigas, segue uma tendência amplamente utilizada no mercado por empresas que empregam alta tecnologia em suas soluções. A tecnologia evolui de maneira exponencial e as empresas precisam acompanhar esse avanço na mesma velocidade, entregando melhoria contínua e receita incremental para seus clientes, esse é o nosso objetivo”, concluiu Contini.