Rodrigo Mandaliti

Sistema ‘Não Me Perturbe’ não envolve ligações de cobrança

Para o Igeoc, trata-se de uma grande conquista para os consumidores, porém necessidade de maior esclarecimento

Desde de 2 de setembro, consumidores têm uma ferramenta para bloquear chamadas indesejadas de telemarketing. A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, determinou que todas as operadoras de telefonia, TV por assinatura, internet e instituições financeiras terão até 60 dias para aderir ao sistema “Não Me Perturbe”, antes disponível apenas de forma parcial. O objetivo é reduzir o incômodo gerado por ligações de vendas abusivas e dar mais poder de escolha ao consumidor. Contudo, a medida não interfere em chamadas de cobrança legítimas, que continuam sendo permitidas para garantir a proteção financeira e a transparência nos serviços contratados.

Para Rodrigo Mandaliti, presidente do Instituto Gestão e Excelência Operacional em Cobrança, o IGeoc, a mudança é positiva, mas ainda gera dúvidas. “É uma grande conquista para os consumidores, porém precisamos ser claros quanto às exceções. As ligações de cobrança são essenciais para a sustentabilidade do ecossistema financeiro e para evitar fraudes, e por isso continuarão ocorrendo”, afirma. Segundo ele, o desafio está em diferenciar o telemarketing abusivo da cobrança ética e transparente. “A nossa missão é garantir que a cobrança seja feita de forma justa e respeitosa, sem prejudicar o consumidor, mas também assegurando os direitos das empresas que atuam de maneira legítima. A expectativa é que a obrigatoriedade do ‘Não Me Perturbe’ traga mais equilíbrio à relação entre empresas e consumidores, reduzindo o excesso de chamadas promocionais e fortalecendo a confiança no setor.”

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