Startup de IA para varejo físico recebe investimento de R$ 13 mi

Fundada em 2025, a empresa criou solução que combina microfones de lapela e IA para analisar as interações entre vendedores e consumidores em lojas físicas

A Aliado, startup fundada há oito meses que criou uma plataforma de conversion intelligence, anunciou a captação de R$ 13 milhões em uma rodada de investimento seed. O aporte é liderado pela Headline, gestora global de Venture Capital, e pela Nestal.

Usando microfones de lapela e IA, a solução da Aliado está sendo utilizada por algumas marcas varejistas em segmentos como moda, casa e bem-estar. “A plataforma analisa cada atendimento em tempo real e faz o que parecia impossível: recuperar vendas segundos antes de serem perdidas”, destacou André Franco, fundador e CEO da Aliado.

Segundo o executivo, “com a missão de treinar vendedores e eliminar a ‘miopia’ sobre os motivos de não conversão no varejo, a Aliado lançou uma solução única que combina microfones de lapela e IA para analisar as interações entre vendedores e clientes em lojas físicas. Um dos seus principais diferenciais está em sua habilidade de criar um ‘coach de ombro’ da equipe de vendas, transformando o ciclo de feedback tradicionalmente longo e responsivo do varejo em um processo imediato e acionável”.

Com o investimento, a Aliado tem como meta impulsionar o desenvolvimento de produto e tecnologia, além de acelerar a sua estratégia de Go-to-Market, visando consolidar sua posição de liderança em inteligência de vendas para o varejo físico. Os recursos também serão direcionados para a melhoria da solução, o avanço em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para aprimorar as capacidades de autoaprendizagem pela IA sobre as melhores técnicas de vendas e o desenvolvimento de novas funcionalidades, como o “salva-vendas”, que identifica tendências e alerta gerentes e vendedores em tempo real sobre como contornar uma venda prestes a ser perdida.

“Todo varejista sabe tudo sobre as vendas efetivamente fechadas. Mas poucos sabem quantos vendas foram perdidas e quase nenhum sabe o porquê das vendas não terem sido concluídas. Estamos criando o ‘sistema nervoso’ do varejo físico brasileiro. Cada interação processada alimenta nosso modelo de IA, criando um círculo virtuoso: quanto mais lojas usam, mais inteligente o sistema fica”, afirmou Franco. 

De acordo com o CEO, “essa base de dados com milhares de horas de conversas reais de vendas é nossa fortaleza e leva anos para ser construída. Com o aporte da Headline e Nestal, vamos acelerar ainda mais nosso desenvolvimento, expandindo nossa equipe de tecnologia e produto para consolidar uma liderança que não pode ser replicada rapidamente”.

Já segundo Romero Rodrigues, Managing Partner da Headline, “a Aliado nos impressionou não apenas por capacitar o vendedor a prestar um serviço de excelência e converter mais, mas também por entregar métricas reais para a alta gestão, permitindo decisões estratégicas em tempo real e uma mudança radical na performance. Ao mesmo tempo, essa tecnologia vai ajudar toda a coordenação e gerência das lojas a conseguir identificar pontos de melhoria em atendimento, ruptura de estoque, produtos desejados e a alta gestão”.

E, complementando, Alexandre Baldasseirine, partner da Nestal, “a Aliado vem resolver uma grande dificuldade do varejo, que é transformar atendimento em resultado escalável. A gente vê que a empresa está inserida no momento exato em que a venda vai acontecer — ou não. Essa capacidade de se tornar um ‘copiloto’ de vendas é uma grande vantagem e a expectativa é que em pouco tempo a Aliado se torne essencial, sendo aplicada em vários segmentos, desde moda até saúde, beleza, automotivo, imóveis, dentre outros”.

Deixe um comentário

Rolar para cima