Porque evoluir os processos logísticos se tornou fator chave para negócios que querem ganhar escalabilidade no e-commerce
Autor: Ricardo Onofre
A transformação do setor de logística nos últimos anos tem sido estimulada por vários fatores, desde inovações tecnológicas e alterações nas exigências dos consumidores, a globalização e questões econômicas. Neste contexto de rápido crescimento e evolução, o fulfillment se apresentou como uma alternativa rápida e eficiente e hoje é fundamental para o sucesso do e-commerce por oferecer agilidade, organização e fidelização do cliente ao comprar on-line.
Segundo estudo Anual Global do Consumidor divulgado em 2025, 75% dos varejistas estão pressionados e buscando soluções para otimizar a experiência de compra e para diminuir perdas de produtos. Uma saída possível é a terceirização do processo de logística, ou seja, o fulfillment que engloba confirmações de pedidos, picking, packing, gestão de estoque, distribuição, transporte, pós-venda e possíveis cancelamentos e devoluções.
Não por acaso o tema fulfillment tem sido cada vez mais abordado por especialistas do setor, além de guiar discussões importantes em eventos do mercado, como a Intermodal South America – uma das principais agendas voltada para o setor de logística –, onde estaremos justamente para apresentar nossas soluções. Hoje esse mercado tem urgência em implantar recursos completos que cubram o setor de ponta a ponta, visto a demanda crescente por agilidade e tecnologia em operações de armazenamento e distribuição.
Vale ressaltar que tal implantação não pode ser feita do dia para a noite e a complexidade da malha logística de um país continental como o nosso exige experiência, tempo e recursos, e sabemos que muitas vezes esses fatores são impeditivos para algumas companhias. Logo, a terceirização pode ser uma ótima estratégia para empresas que querem potencializar seu negócio nesta frente.
Indicativos de que sua empresa precisa de fulfillment:
- Falta de controle de estoque, como excesso de locais de armazenagem, falta de inventário e acompanhamento das movimentações do depósito;
- Constantes erros na logística de entrega de pedidos, que vão desde a falta de integração dos serviços com o controle de estoque, embalagens incorretas, até a falta de rastreamento e planejamento;
- Dificuldade na realização de trocas e devoluções, uma vez que a logística reversa necessita passar novamente por toda a operação. Se já existem dificuldades na entrega do produto, o inverso apresentará problemas ainda maiores;
- Problemas na escalabilidade da empresa, ou seja, seu negócio cresce em demanda, mas a operação não dá conta de todas as entregas.
Vantagens da terceirização do fulfillment
Com o crescimento do negócio são desbloqueados novos desafios operacionais que para serem superados precisam de investimento para garantir que todos os processos aconteçam de forma correta assegurando a satisfação do consumidor. Neste contexto, trazer o fulfillment para o negócio agrega quase que de maneira imediata diversas vantagens:
- Economia na ampliação dos serviços de logística integrada, por exemplo, além de mão de obra, equipamentos e estrutura;
- Auxílio no fornecimento de mercadorias, controle do estoque, etiquetagem dos pedidos e transporte deste produto;
- Possibilidade de a empresa contratante aumentar sua competitividade no mercado focando mais em outras áreas como marketing, desenvolvimento de produtos e testes de novos mercados.
Quando cruzamos os indicativos que mostram a necessidade de aderir ao fulfillment com os potenciais ganhos que tal estratégia agrega na operação, conseguimos identificar porque evoluir os processos logísticos se tornou fator chave para negócios que querem ganhar escalabilidade no e-commerce.
Com a altíssima competitividade que hoje encontramos no e-commerce, se diferenciar na questão logística, que não apenas impacta diretamente os índices de satisfação do cliente, como também os indicadores do negócio com a redução de custos significativos para a operação, dará aos varejistas a oxigenação necessária para que possam concentrar seus esforços no core business, ao passo que a parte logística é conduzida por especialistas parceiros.
Ricardo Onofre é fundador e CEO da Social Digital Commerce.