Estudo desenvolvido em parceria com a GWI aponta oportunidades para marcas se conectarem ao novo consumidor da era “on-demand”
A Uber Advertising lançou o estudo “Geração Uber”, que investiga os hábitos, valores e expectativas de um grupo crescente de consumidores brasileiros que têm a Uber como parte essencial de seu cotidiano. O material desenvolvido em parceria com a GWI apresenta um retrato aprofundado de pessoas que vivem nas grandes cidades, se movimentam com frequência, buscam conveniência e praticidade, e valorizam experiências digitais integradas ao dia a dia.
Segundo a pesquisa, esse público é altamente conectado, preza por autenticidade nas relações com marcas e consome de forma consciente. Para esses consumidores, deslocar-se com agilidade, pedir refeições ou fazer compras com poucos cliques são comportamentos naturais — e oportunidades para marcas se inserirem de forma contextualizada em suas rotinas.
Destaques do estudo
Sintonizada culturalmente: 60% estão profundamente envolvidos na cultura dos memes e são 25% mais propensos a engajar com conteúdos com os quais se identificam e podem compartilhar.
Fluente em tecnologia: são pioneiros na adoção de serviços digitais como telessaúde, streaming e marketplaces, e valorizam planos premium com benefícios reais.
Consumo sob demanda: esse grupo é 19% mais propenso a adotar soluções on-demand, combinando praticidade com intenção de compras do dia a dia a decisões mais complexas.
Conexão emocional com marcas: 63% afirmam se sentir emocionalmente ligados às marcas das quais compram e respondem bem a publicidade relevante, integrada e envolvente.
Pesquisa antes da ação: mesmo para compras simples, priorizam informações claras e objetivas sobre os produtos, valorizando a transparência.
Autenticidade como chave: são exigentes, mas leais à marcas autênticas que podem conquistar não só sua preferência, mas também sua influência como porta-vozes.
Informados e espontâneos: embora pesquisem muito, estão prontos para agir por impulso quando existe uma base de confiança.
Conexão acima do consumo: Têm menor consumo de TV e maior engajamento com experiências reais, como viagens e esportes, priorizando momentos que “valem a pena esperar”.
Foto de Paul Hanaoka na Unsplash