Com 31% do share de investimento, bebidas e líquidos estão no topo a lista
Pesquisa da Unlimitail, joint venture do Grupo Carrefour e Grupo Publicis, revelou mudanças expressivas no mix de investimento por categoria em relação a 2024, reflexo direto do cenário econômico atual e da necessidade de gerar tráfego e vendas nas lojas físicas e digitais. “Em 2025, os investimentos em retail media mostraram um movimento claro: a realocação de verbas para categorias de alto giro e consumo recorrente, como bebidas, alimentos e produtos de higiene, e menor concentração em bens duráveis, como eletrônicos. Essa mudança está alinhada ao nosso cenário econômico cauteloso, no qual as marcas buscam gerar fluxo contínuo nas lojas e estar presentes em momentos de compra que acontecem com mais regularidade”, afirmou Rodrigo Pimentel, CRO da Unlimitail.
A empresa listou os quatro setores que lideram o investimento em Retail Media em 2025:
1. Bebidas e líquidos – 31% do share de investimento
A categoria de bebidas e líquidos ocupa o primeiro lugar no ranking de investimentos em 2025 e aproveita sua alta frequência de compra e apelo promocional para ganhar espaço nas campanhas de retail media.
2. Alimentos – 28,74% do share de investimento
Essencial no carrinho de compras de todos os brasileiros, a categoria se beneficia do aumento da demanda por produtos de consumo diário, o que se reflete nos investimentos em campanhas físicas e digitais.
3. Eletrônicos – 17,27% do share de investimento
A categoria de eletrônicos, que antes representava 34,12% do share de investimentos, sofreu uma queda expressiva, explicada pelo foco em consumo de bens não duráveis, atingindo a taxa de 17,27%.
4. Drogaria, Perfumaria e Higiene – 12,92% do share de investimento
Em crescimento devido à alta procura e à recorrência de compra de produtos essenciais, o segmento reforça o papel do retail media também para marcas de bens não duráveis, como é o caso do setor de drogaria, perfumaria e higiene que atingiu 12,92% do share do investimento.