Estudo da Neogrid em parceria com o Opinion Box mostra que as drogarias ampliaram participação no mercado de bens de consumo, com destaque para a alta na procura por categorias de higiene, beleza e até snacks
As drogarias deixaram de ser apenas um ponto de venda de medicamentos para se consolidarem como um destino prático e estratégico para compras rápidas do dia a dia. É o que aponta estudo da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, realizado em parceria com o Opinion Box, especializada em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente. Segundo o levantamento, cerca de 61% dos entrevistados dizem adquirir em farmácias produtos como cosméticos, itens de higiene e até lanches.
Entre os principais itens adquiridos nas farmácias estão produtos de higiene (74,8%) e cosméticos de cuidados pessoais (72%). Na sequência, aparecem vitaminas e suplementos (56%), seguidos por produtos infantis, como fraldas e papinhas (26,5%). Snacks e bebidas representam 23,9% das compras, enquanto os produtos para pets fecham a lista com 7,4%.
“Esse movimento reforça que as drogarias e farmácias se consolidam como pontos de conveniência na rotina do consumidor, que busca praticidade para resolver várias demandas em um só lugar. Estamos observando uma tendência que deve se acelerar: as pessoas não têm mais tempo a perder e querem otimizar suas saídas”, analisou Christiane Cruz Citrângulo, diretora-executiva de supply chain e execução do varejo na Neogrid.
Experiência comparada ao supermercado
O estudo mostra também que a experiência de compra nas drogarias é considerada satisfatória pela maioria dos respondentes: 48,8% avaliam como igual a do supermercado e 25,5% afirmam que é até melhor. Apenas 13,5% acreditam que seja pior e 12,2% não souberam responder.
Embora os supermercados ainda sejam os principais pontos de abastecimento do lar, o levantamento mostra que as farmácias ganham espaço ao oferecer rapidez e acessibilidade. Para muitos consumidores, a experiência de compra já é equivalente ou até melhor a do supermercado, reforçando o potencial das drogarias como concorrentes diretas em determinadas categorias de consumo.
Metodologia
O estudo foi efetuado on-line entre os dias 25 de julho e 5 de agosto de 2025 com 1.000 pessoas de todas as regiões do Brasil de diferentes classes sociais e com idade acima de 16 anos que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.





















