Novidade avalia o risco de inadimplência a partir de fatores como fluxo de recebíveis, volume de vendas, frequência e consistência do caixa, oferecendo um panorama inclusivo do crédito corporativo
A Visa anuncou o lançamento de uma nova solução desenvolvida pela Visa Consulting & Analytics para apoiar emissores na decisão de oferta de crédito a pessoas jurídicas. O modelo avalia o risco de inadimplência com base no fluxo de recebíveis processados por credenciais Visa débito, pré-pago e crédito, oferecendo uma visão mais precisa, complementar e dinâmica da saúde financeira das empresas.
A solução foi lançada inicialmente em 2024 para apoiar a análise de crédito de pessoas físicas dos emissores e agora chega ao segmento empresarial. A expansão ocorre em um cenário desafiador para muitas micro e pequenas empresas, que ainda enfrentam dificuldades para acessar crédito corporativo. Em janeiro de 2025, um estudo da Conta Simples e da Visa mostrou que cerca de 3,5 milhões de MPMEs no Brasil ainda utilizam cartões de crédito pessoais para cobrir despesas do negócio, limitando a visão dos emissores sobre a saúde financeira dessas empresas e impactando a eficiência da gestão financeira.
“Diferente dos modelos tradicionais, que dependem de informações históricas de dívidas ou cadastros em bureaus, a nova solução captura o comportamento de recebimento quase em tempo real com informações da VisaNet, incorporando fatores como volume de vendas, frequência, ticket médio, sazonalidade, recorrência, chargebacks e consistência do fluxo de caixa. Dessa forma, instituições financeiras podem calibrar melhor o risco e estruturar linhas de crédito mais adequadas, como operações de antecipação de recebíveis. Com essa abordagem, a Visa oferece uma leitura complementar da capacidade de recebimento das empresas, beneficiando especialmente pequenos negócios e trabalhadores informais que não possuem histórico de crédito formal, mas apresentam vendas consistentes em cartão”, detalhou Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.
Em um piloto realizado, a combinação da solução com um modelo de score tradicional aumentou em 5 pontos percentuais as aprovações de crédito, mantendo estável o nível de risco de inadimplência. “Com este lançamento, a Visa reforça sua estratégia, que busca apoiar emissores a melhor servir os pequenos negócios com tecnologias que endereçam as principais dores de sua operação financeira e contribuem para a prosperidade dos estabelecimentos comerciais”, comentou o executivo.
Segundo ele, “muitos empreendedores ainda enfrentam dificuldades para acessar crédito adequado e o nosso objetivo é oferecer inteligência para apoiar instituições financeiras em decisões de crédito mais assertivas e ampliar a inclusão financeira de PMEs. Quanto mais recebem pagamentos em cartão, mais histórico transacional é possível construir, ampliando suas possibilidades de acesso a crédito e de aferição da sua capacidade financeira”.
O desenvolvimento do novo produto é fruto do trabalho da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria que oferece modelos proprietários de inteligência para apoiar empresas na definição de estratégias de crescimento e rentabilidade. A VCA integra a estratégia Value-Added Services, que hoje é a área de maior crescimento da empresa. “Esse pilar de negócios oferece tecnologias e serviços que permitem a emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais integrar, de forma personalizada, soluções que aumentem a segurança, reduzam perdas e promovam eficiência operacional”, finalizou Moherdaui.