Javier Mata, CEO e fundador da Yalo

Yalo lança vendedor virtual com IA que replica os melhores exemplos humanos 

Segundo a empresa, o Oris pode triplicar as taxas de conversão em comparação com e-commerces tradicionais, além de aumentar o ticket médio em até 40%

A Yalo, plataforma inteligente de vendas impulsionada por IA, anunciou o lançamento do Oris, o primeiro agente de vendas inteligente. Trata-se de um novo tipo de “funcionário digital” criado para vender como os melhores vendedores humanos, em escala e com base em dados. “O Oris é capaz de entender mensagens de voz, fazer recomendações estratégicas, agir proativamente e vender, de forma contextualizada, personalizada e escalável, utilizando inteligência artificial em qualquer canal, podendo ser chamadas de voz, WhatsApp, aplicativos e muito mais. Este lançamento marca um divisor de águas para as empresas que buscam aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes”, explicou Javier Mata, CEO da Yalo. 

Segundo o executivo, “a inteligência artificial está aprendendo três vezes mais rápido do que a inteligência humana e, segundo projeções do Barclays Research, tende a se tornar amplamente acessível. Esse avanço coloca o mercado diante de um cenário inevitável de adaptação. No final desta década, só existirão dois tipos de empresas: as que usam inteligência artificial e as que já não existem”. 

Com o Oris, a Yalo aposta em um novo patamar de interação comercial. Mais do que automatizar, o agente é treinado para agir com instinto comercial. Ele interpreta comandos de voz, acessa históricos de compra, negocia preços e faz sugestões com base em dados de comportamento e metas comerciais. Segundo a empresa, o Oris pode triplicar as taxas de conversão em comparação com e-commerces tradicionais, além de aumentar o ticket médio em até 40%. 

Essa performance vem de uma arquitetura robusta, que une memória contextual, múltiplas interfaces generativas, roteamento entre modelos de linguagem e segurança de ponta. O agente realiza cross-selling, upselling e acompanhamentos inteligentes, com uma abordagem ativa: detecta oportunidades, inicia interações e entrega recomendações com precisão — sempre no momento certo. 

O Oris é o primeiro passo de uma visão mais ampla: permitir que qualquer empresa crie seus próprios “funcionários digitais”, ajustados a diferentes canais, segmentos e jornadas. Com presença em mais de 40 países, a Yalo já conecta 4,2 milhões de pequenos negócios e registra mais de 100 milhões de interações com usuários, movimentando mais de US$ 4 bilhões em vendas. Entre os clientes da plataforma estão gigantes como Nestlé, Coca-Cola, Femsa e Mercedes-Benz. 

Os resultados no mercado são expressivos. Uma grande engarrafadora, cliente da Yalo,  viu seu ticket médio crescer 44% e melhorou em 48% o mix de produtos após adotar a solução. Um banco parceiro automatizou tarefas para 28 milhões de clientes, liberando mais de US$ 200 milhões em créditos. Em outro caso, um varejista alcançou US$ 500 milhões em vendas com apoio dos agentes da Yalo — 29% dos financiamentos foram concedidos por meio dessas interações. 

Para Mata, o futuro das vendas será híbrido, com humanos e trabalhadores digitais atuando em conjunto. “O que faz de uma inteligência humana um bom vendedor, também pode fazer de uma IA um excelente agente comercial. Estamos construindo uma nova força de trabalho — mais estratégica, mais eficiente e exponencial”.

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